O megaporto recém-inaugurado pela China no Peru
Durante sua passagem pelo Peru nesta semana, o presidente da China, Xi Jinping, aproveitou para inaugurar o que em alguns anos será o maior porto comercial da América do Sul.
O complexo portuário de Chancay fica cerca de 70 km ao norte da capital peruana, Lima. É um projeto superlativo, liderado pela companhia marítima estatal chinesa Cosco Shipping Company e com investimentos totais estimados em US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 19,7 bilhões).
A infraestrutura deve contar com quinze embarcadouros, escritórios, serviços logísticos e um túnel com 2 km de comprimento para o transporte de carga.
Oito anos depois do início das obras, a conclusão da primeira fase do complexo foi anunciada na quinta-feira (14/11), durante a visita de Xi ao Peru para participar da reunião de cúpula da APEC, realizada em Lima.
Sua construção não ficou livre de polêmicas e seus efeitos serão sentidos muito além do Peru.
O porto representa um passo importante na expansão da presença chinesa na América Latina.
Ele foi concebido como parte da Nova Rota da Seda, iniciativa estratégica que há anos vem sendo implementada e tem entre os objetivos aumentar a presença e a influência chinesa no mundo.
Com o complexo portuário, a China aumenta sua capacidade de desembarque de mercadorias na América do Sul e de transporte dos produtos importados da região, principalmente minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja.
O ministro das Comunicações e Transportes do Peru, Raúl Pérez Reyes, declarou que o megaporto permitirá ao seu país posicionar-se "como centro logístico de toda a América Latina".
O governo peruano calcula que o novo terminal irá gerar 7,5 mil empregos diretos e indiretos − número que críticos veem com ceticismo, argumentando que, em outros projetos na América Latina, os investimentos chineses empregaram mais trabalhadores levados da China do que a mão de obra local.
Também há expectativa de que o megaporto traga redução no tempo de transporte de mercadorias e, consequentemente, nos custos de frete, que o tornaria atrativo para operadores logísticos.
A estimativa do governo peruano é de que a duração das viagens de cargueiros do Peru até a Ásia cairia de quarenta para vinte e oito dias. A principal razão é a localização escolhida para o porto.
"Anteriormente, os produtos exportados pela América do Sul precisavam subir para o norte, até portos como Manzanillo, no México, onde ocorria o transbordo para que fossem enviados à China", explica à BBC News Mundo Robert Evan Ellis, do Instituto de Estudos Estratégicos do Exército dos Estados Unidos.
"Com Chancay, abre-se uma rota direta e mais rápida", destaca ele. "É como uma linha de ônibus que, antes, fazia todas as paradas e, agora, segue direto até chegar ao destino."
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ceqxzvv93dro.adaptado.
O megaporto de Chancay, no Peru, visa posicionar o país como um centro logístico na América Latina, com expectativas de gerar empregos e melhorar o transporte de mercadorias, embora o projeto também levante dúvidas sobre sua implementação e impacto local.
Em relação ao texto base, assinale a alternativa correta.
- A O complexo portuário de Chancay foi idealizado como um projeto destinado apenas ao armazenamento de produtos peruanos, sem grande relevância para o transporte de mercadorias internacionais, especialmente os produtos minerais e agrícolas de grande importância para a China.
- B O texto descreve a inauguração de um projeto portuário chinês no Peru, destacando sua importância econômica, a expansão da presença chinesa na América Latina e a estratégia por trás da construção do complexo, que está inserido na iniciativa da Nova Rota da Seda, visando aumentar a influência da China no comércio global.
- C A construção do porto de Chancay foi realizada de forma completamente independente, sem qualquer envolvimento de empresas chinesas. A obra não está relacionada à Nova Rota da Seda, e seu objetivo principal é simplesmente fortalecer o comércio interno peruano.
- D A primeira fase da construção do porto foi finalizada antes do prazo estipulado, sem nenhum tipo de polêmica ou resistência. Não há indícios de que a China tenha interesse em expandir sua influência na América Latina por meio de iniciativas comerciais como essa.