Panorama da comunicação oficial
No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/> . Acesso em: 30 dez. 2022, com adaptações.
Com base nas circunstâncias em que se dá a comunicação oficial e nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes.
Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/> . Acesso em: 30 dez. 2022, com adaptações.
Com base nas circunstâncias em que se dá a comunicação oficial e nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.
- A Na comunicação oficial, que é sempre feita em nome do serviço público e sempre em atendimento aos interesses dos cidadãos, os assuntos e a linguagem devem ser tratados de forma estritamente impessoal.
- B No padrão ofício, as informações referentes à identificação do documento devem ser alinhadas à margem direita da página
- C A forma Atentamente deve ser empregada como fecho em todas as modalidades de redação oficial.
- D De acordo com o padrão ofício, a construção Brasília- DF, 3 de Janeiro de 2023, desde que seguida de ponto final e alinhada à margem esquerda da página, poderia ser empregada para identificar o local e a data de um documento.
- E Excluídas as comunicações assinadas pelo presidente da República, as demais correspondências oficiais devem conter um espaço para a assinatura do remetente, sem que haja a necessidade de informar o cargo que ele ocupa.