Questão 2 Comentada - Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba - Farmacêutico (2022)

        Uma organização de trabalho é uma entidade holística, um sistema integrado que se baseia na interação dos indivíduos que dela fazem parte. O desempenho de cada um afeta toda a empresa. Por isso é tão importante para o sucesso da organização que os funcionários não apenas tenham o melhor desempenho possível, mas também ajudem os outros a fazer o mesmo.

        No contexto da inteligência emocional, isso significa ajudar os demais a controlar as emoções, a se comunicar eficazmente, a solucionar seus problemas, resolver conflitos e permanecer motivados.

        Usar a inteligência emocional no ambiente de trabalho é um processo que exige tempo e bastante prática. Temos que aprender certas técnicas; em muitos casos, precisaremos aprender a fazer de outro modo certas coisas que temos feito de determinada maneira há muitos anos (como lidar com a raiva, por exemplo). Precisamos estar cônscios das muitas atividades subconscientes, tais como comportamentos que possam comunicar uma impressão incorreta.

        Não é preciso dizer que ajudar outra pessoa a agir e reagir de modo emocionalmente inteligente é ainda mais difícil, por diversas razões: você está lidando com uma pessoa a quem conhece menos do que a si mesmo; uma pessoa que pode não ter tido a oportunidade de aprender a usar a inteligência emocional. Além disso, há, nessa situação, uma dinâmica adicional: o relacionamento de vocês.

        Embora seja algo extremamente complicado, ajudar as pessoas a se ajudarem é uma das práticas mais gratificantes da inteligência emocional: ajudar uma pessoa a aprender, crescer, ser mais produtiva e desenvolver um relacionamento baseado na confiança e na lealdade – duas qualidades essenciais no mundo profissional.

(Fonte: PROEDU - adaptado.)



Quanto ao trecho “No contexto da inteligência emocional, isso significa ajudar os demais a controlar as emoções, a se comunicarem eficazmente, a solucionar seus problemas, resolver conflitos e permanecer motivados.”, é CORRETO concluir que:

  • A Ajudar os demais no controle das emoções, na comunicação eficaz, na solução de problemas e na resolução de conflitos são atitudes indesejáveis e inadequadas no ambiente de trabalho, e pouco se relaciona com inteligência emocional.
  • B A inteligência emocional possibilita ajudar as demais pessoas no controle de suas respectivas emoções, a melhorar suas capacidades comunicativas de forma eficaz, a resolver seus conflitos para que se mantenham motivadas.
  • C A incapacidade de ajudar os demais no controle de suas emoções e na resolução de seus conflitos torna os colegas mais desenvolvidos intelectualmente.
  • D A inteligência emocional se trata de possibilitar que o próprio indivíduo controle apenas suas emoções, seus sentimentos, sua comunicação, bem como a capacidade de solucionar seus próprios conflitos motivacionais, mas é inútil quando aplicada aos demais colegas.