Questão 1 Comentada - Prefeitura de Ubaí-2 - Médico ESF - COTEC (2025)

Caso clínico: Um homem, 42 anos, com histórico de hanseníase dimorfa tratada há 3 anos, procura atendimento médico queixando-se de dificuldade para fechar a pálpebra esquerda e desvio do canto da boca à esquerda, iniciados há 5 dias, conforme imagem a seguir. Nega histórico de trauma, hipertensão arterial ou diabetes. A ressonância magnética de encéfalo não revela alterações centrais.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando o contexto clínico da paciente e a investigação realizada, qual a causa mais provável para a paralisia facial e qual a conduta terapêutica inicial mais adequada?
  • A Reação hansênica tipo 2 por neurite do nervo facial, iniciar amitriptilina e realizar exames para pesquisa de recidiva da hanseníase.
  • B Reação hansênica tipo 2 por neurite do nervo facial, iniciar prednisona após confirmação por ultrassonografia de alta resolução do nervo facial.
  • C Reação hansênica tipo 1 por neurite do nervo facial, iniciar talidomida 400 mg/dia e investigar atividade da hanseníase.
  • D Reação hansênica tipo 1 por neurite do nervo facial, iniciar aciclovir 800 mg 5 vezes ao dia e realizar eletroneuromiografia para confirmação diagnóstica.
  • E Reação hansênica tipo 1 por neurite do nervo facial, iniciar prednisona 1 mg/kg/dia, profilaxia para estrongiloidíase e osteoporose, e investigar atividade da hanseníase.