Questão 28 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Arquiteto urbanista - COMVEST UFAM (2023)

O calçamento de passeios de acesso a edifícios públicos deve propiciar a circulação, sem impedimentos ou situações de risco a transeuntes. Seu percurso pode ser prejudicado quando existirem elementos de posicionamento inapropriado, tais como tampas de caixas, jardins, mobiliários e rampas que impeçam a livre passagem. Assinale a alternativa que indique outros elementos que, quando projetados, devem ser considerados em relação a esse critério de acessibilidade:

  • A A faixa de acesso deve ter largura mínima de 3,00m, o piso da faixa de circulação deve possuir superfície regular, estável, que não provoque trepidações.
  • B Os mobiliários, os canteiros, as árvores de porte e os postes de iluminação devem estar localizados em faixa especial de serviço, cuja largura deve ser igual à da faixa livre de passeio.
  • C A largura mínima de faixa livre, ou passeio, deve ser de 1,20m e inclinação transversal de passeio não deve ser superior a 3%.
  • D Os rebaixamentos de calçadas projetados no fluxo da travessia de pedestres devem ter inclinação menor do que 10%, idealmente com 3%. Em calçadas estreitas, ajustar faixa de circulação de calçada para 0,75m.
  • E Os rebaixamentos de calçadas, projetados no fluxo da travessia de pedestres, devem ter desnível máximo de 5% entre o término do rebaixamento e o leito carroçável.