Questões comentadas de Concursos para Arquiteto urbanista

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Acerca do emprego do acento indicativo de crase no título do texto, pode-se afirmar que:
  • A É facultativo, considerando que o termo regente pertence ao gênero masculino.
  • B É facultativo, já que o termo regente trata-se de uma expressão composta por um substantivo e adjetivo.
  • C É obrigatório, reconhecendo-se a exigência da regência nominal estabelecida e o gênero do termo regido.
  • D É obrigatório, reconhecendo-se a exigência da regência verbal estabelecida e a classificação morfológica do termo regido.
Considerando-se que o texto apresenta recursos e processos argumentativos para a construção de posicionamentos do enunciador acerca do tema tratado assim como de subtemas a ele relacionados, a seguir os trechos destacados apresentam expressão subjetiva na construção de tais posicionamentos, tendo direta relação com os processos citados, com EXCEÇÃO de:
  • A “A violência sexual é outra forma de agressão que merece atenção especial.” (3º§)
  • B “A violência física, por exemplo, manifesta-se através de agressões diretas como socos, chutes e empurrões, [...]” (2º§)
  • C “No contexto atual, é alarmante constatar que muitas mulheres ainda desconheçam os diferentes tipos de violência feminina [...]” (1º§)
  • D “Dentro dessa realidade preocupante, destacam-se diversos tipos de violência feminina, cada um com suas características e impactos específicos.” (1º§)
Em relação ao título do texto e às relações morfossintátitcas e semânticas estabelecidas em sua construção pode-se afirmar que:
  • A O termo “violência” atua como determinante de “feminina”.
  • B O termo “feminina” atua como determinante de “violência”.
  • C O termo “combate” está determinado pela expressão “violência feminina”.
  • D A ausência do artigo definido diante do termo “educação” torna o seu sentido genérico.
O título “A importância da educação e conscientização no combate à violência feminina” atribuído ao texto refere-se diretamente às ideias trazidas ao texto nos parágrafos indicados a seguir:
  • A 3º e 4º parágrafos.
  • B 5º e 6º parágrafos.
  • C 1º ao 5º parágrafo.
  • D 5º ao 10º parágrafo.
“Essa falta de conhecimento não apenas contribui para a perpetuação do ciclo de abuso, mas também as impede de buscar ajuda e se proteger adequadamente.” (1º§) A locução conjuntiva “mas também”, nesse contexto: 
  • A Estabelece uma ideia de acréscimo em relação à oração posterior.
  • B Estabelece uma relação de oposição, pois opõe “a falta de conhecimento” ao referido impedimento.
  • C Estabelece relação de acréscimo, adição, desempenhando a mesma função de uma conjunção aditiva.
  • D Não estabelece relação de oposição entre as duas orações, mas entre o período destacado e ideia expressa no período seguinte.