Questão 18 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Ciências - FGV (2025)

Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um material inovador composto por polianilina e nanotubos de carbono de paredes múltiplas. Quando exposto à luz ultravioleta, esse material gera uma corrente elétrica capaz de promover reações químicas que resultam na produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável (Fonte: estadao.com.br).
Considerando essa descoberta, um professor de Ciências pede aos estudantes que expliquem que tipo de transformação, se física ou química, ocorre no processo de produção de hidrogênio a partir da água, como descrito na reportagem do jornal.
João disse tratar-se de transformação física, pois o hidrogênio já existia nas moléculas de água.
Juliana afirmou tratar-se de transformação química pois o hidrogênio, que era incolor na água, fica verde depois da reação.
Maria disse trata-se de transformação física, uma vez que foi preciso usar eletricidade para quebrar as moléculas de água.
Rodrigo afirmou que era uma transformação química pois o produto, hidrogênio, é outro que não a água.

A partir dessas três respostas, o professor constatou que:

  • A precisa retomar com os quatro estudantes os conceitos de transformação química e transformação física da matéria, uma vez que os quatro demostraram confundir esses conceitos.
  • B Juliana tem bom domínio dos conceitos pois foi a única que associou a reação química que ocorre no processo à mudança no aspecto da substância, no caso a coloração do gás hidrogênio.
  • C Dois estudantes erraram por não considerarem que o hidrogênio já estava presente na água e, portanto, não houve transformação da matéria, mas apenas separação de seus componentes originais.
  • D Rodrigo é o único que reconheceu corretamente a produção de uma nova substância como critério para a identificação de uma transformação química.
  • E Maria e João mostraram domínio parcial do conteúdo ao reconhecerem a participação da eletricidade e dos átomos, ainda que não tenham identificado corretamente o tipo de transformação.