Questão 114 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - FGV (2023)

Para a implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida, a União participou do Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab), de modo a assumir o saldo devedor do financiamento imobiliário, em caso de morte ou invalidez permanente, e as despesas de recuperação relativas a danos ao imóvel, para mutuários que preencham os requisitos indicados.
Em relação à constituição de patrimônio de afetação para a cobertura da assunção do saldo devedor de que trata a narrativa, é correto afirmar, nos termos da Lei nº 11.977/2009, que ela é:

  • A facultativa, sendo feita por registro no Registro de Imóveis;
  • B facultativa, sendo feita por registro no Registro de Títulos e Documentos;
  • C obrigatória, sendo averbada, no Registro de Imóveis, na matrícula do imóvel afetado;
  • D obrigatória, sendo averbada, no Registro de Imóveis, na matrícula do imóvel garantido;
  • E ínsita ao programa, figurando no contrato de aquisição do imóvel, com alienação fiduciária, celebrado pelo mutuário.