Pensando bem... filósofos de ontem opinam em assuntos de hoje
Devo me preocupar com a origem da minha comida ou das minhas roupas?
EPICURO (341 a.C. – 270 a.C.). Depende. Epicuro defendia que você deve ser moral, porque o peso na consciência pela imoralidade impede de ser pleno, e não porque os deuses vão te punir. Ou seja: se você dorme bem à noite e não pensa muito no assunto, tudo bem. Mas se a ideia de que as indústrias da moda e dos alimentos são más para o mundo te atormenta, você deve evitá-las.
KARL MARX (1818-1883). Sim. Boa parte das nossas roupas são feitas por trabalhadores em situação análoga à escravidão, e a indústria alimentícia tem uma cadeia de produção e logística perdulária que desperdiça comida enquanto os pobres morrem de fome. Marx perguntaria: Como comprar de indústrias que propagam concentração de renda e desigualdade?
ARNE NAESS (1912-2009). Sim. Essas indústrias causam danos ambientais (como a emissão de metano pelo gado ou os microplásticos de origem têxtil nos oceanos) que podem tornar o planeta inabitável. E as ações de mitigação anunciadas pelas empresas, de acordo com o pensamento de Naess, seriam meramente paliativas.
(VAIANO, Bruno. Pensando bem... filósofos de ontem opinam em assuntos de hoje. Superinteressante. São Paulo: Ed. 433, nov., 2021, p. 62-63. Ed. Abril. Texto adaptado)
No texto acima, Bruno Vaiano apresenta ideias de Epicuro, Marx e Naess, parafraseando-as de modo a criar a impressão de que esses filósofos do passado estão opinando sobre uma questão do presente. Ao fazer isso, Vaiano
- A constrói uma argumentação neutra em relação à questão apresentada, colocando-se como mero mediador de ideias alheias.
- B imprime uma direção argumentativa ao seu texto, alinhando-se à defesa de que devemos nos preocupar com a origem de nossas comidas e roupas.
- C expõe posicionamentos radicalmente opostos em relação à questão apresentada, deixando ao leitor a responsabilidade de concluir por si próprio.
- D apresenta aspectos diferentes das ideias de cada filósofo, a fim de relativizar as respostas dadas à questão colocada.