Questão 32 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Arquiteto urbanista - COMVEST UFAM (2023)

Na compatibilização entre o Projeto de Arquitetura e as medidas voltadas à segurança de usuários, acessibilidade e prevenção de incêndio, em determinada edificação, é CORRETO afirmar que:

  • A deve ser prevista sinalização tátil de alerta em edifícios públicos, a ser instalada perpendicularmente ao sentido do deslocamento de usuários, no início e término das escadas nos pavimentos e da escada de incêndio, bem como no início e término das rampas, no máximo a 50cm de distância desses pontos desníveis devem ter inclinação máxima de 8% e quaisquer elementos suspensos com altura abaixo de 1,70m devem ser contornados com sinalização de piso-alerta, além de permitirem passagem livre.
  • B a rota de fuga do edifício público deve ser sinalizada e ter um trajeto contínuo, alternativo ao sistema de circulação principal, com espaços de circulação e passagens, bem como dispositivos de saída, a fim de que o usuário possa atingir a via pública ou espaço externo da edificação desde espaços de circulação projetados para esse único fim. Necessariamente, as antecâmaras para ingresso em escadas enclausuradas devem ter comprimento mínimo de 1,50m e ser dotado de porta corta-fogo na entrada.
  • C larguras de escadas de uma edificação devem ser proporcionadas conforme o número de pessoas que por elas transitarão. Em caso de emergência, escadas e rampas serão dimensionadas em função do pavimento de maior população, para determinação de larguras mínimas de lanços correspondentes aos demais pavimentos. O dimensionamento da largura de, no mínimo, uma das saídas, deve considerar a razão entre a capacidade da unidade de passagem mínima de 1,50m e a população do edifício, com portas abertas no sentido do trânsito de saída, em ângulo de 180º .
  • D a rota de fuga pode coincidir com a rota acessível de determinada edificação. Deve ter um trajeto contínuo, proporcionado pelos espaços de circulação e passagens, bem como dispositivos de saída, a fim de que o usuário possa atingir área externa segura, a partir de qualquer um de seus pontos. No caso de bibliotecas, a passagem livre entre estantes deve ser no mínimo de 90cm.
  • E alarmes sonoros e visuais devem ser instalados em rotas de fuga que sejam equivalentes às rotas acessíveis e nas saídas de emergência da edificação, devendo ser atendidas as condições de intensidade e frequência de 500Hz, a intensidade de 15dBA acima do ruído máximo dos ambientes internos e acima de 80dBA em ambientes externos. São obrigatórios os alarmes visuais instalados a uma distância de 10m entre si, em altura superior a 1,80m acima do piso.