Questão 57 Comentada - Câmara de Araraquara-2 - Analista em Comunicação Visual - Instituto Consulplan (2025)

Influenciadores são indivíduos que influenciam outras pessoas. Todos já influenciaram e de alguma forma já foram influenciados por alguém. Algumas pessoas se destacam na internet devido ao conteúdo que produzem, aos vídeos que entregam, às opiniões que emitem e ao estilo de vida que compartilham. São os chamados de influenciadores digitais. Acompanhado de uma legião de seguidores, passou a chamar a atenção das empresas, pois esses influenciadores construíram em torno de si um público ao qual as marcas desejavam ter acesso. Desde então as marcas, as empresas e as instituições entenderam que poderiam falar com o seu público, aumentar o engajamento e as vendas por meios desses criadores de conteúdo; surge, então, o marketing de influência.

(Munis de Farias, Mariana; Regina de Souza, Silmara. O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios, 2024. Adaptado.)

Sobre o marketing de influência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A popularidade é a peça-chave para determinar quem é um influenciador. Um artista com mais de dez milhões em suas plataformas possui um grande alcance, devido ao grande número de pessoas que o conhece e o segue. O prestígio é a imagem desse artista e o fator que permite às marcas se valerem da sua influência.”

PORQUE

II. “O influenciador é capaz de motivar comportamentos e atitudes devido à capacidade de estabelecer uma relação estreita com o seu público. Quando ele se torna uma autoridade no seu nicho de atuação, conquista a confiança do público e suas recomendações passam a ter mais valor para o seu público do que anúncios postados pelas marcas em mídias tradicionais.”

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas asserções são proposições falsas.
  • B A asserção I é uma proposição falsa; a II uma proposição verdadeira.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira; a II uma proposição falsa.
  • D As duas asserções são proposições verdadeiras; e II é uma justificativa correta da I.
  • E As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Gabarito comentado da Questão 57 - Câmara de Araraquara-2 - Analista em Comunicação Visual - Instituto Consulplan (2025)

A alternativa correta é B. A asserção I é falsa porque reduz o conceito de influenciador à mera popularidade (número de seguidores) e ao prestígio. O marketing de influência moderno valoriza mais a autoridade, o engajamento e a conexão autêntica com um nicho específico do que apenas o alcance quantitativo. Um grande número de seguidores não garante, por si só, influência efetiva. A asserção II é verdadeira, pois descreve com precisão a base do marketing de influência: a capacidade do influe...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium