Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de Campo Verde - Mato Grosso - Controlador Interno - KLC (2019)

Participação: palavra de ordem

Volta e meia, a sociedade chama seus membros para participar. Participar de uma missa, de um torneio esportivo, de uma campanha de aquisição de agasalhos, etc. Participação, essa é a palavra de ordem. Porém será que já paramos para pensar nessa tal participação?
Interessante reparar, antes de mais nada, que o ato de participar nunca é feito sozinho; não é um ato isolado de alguém que não tem companhia, mas algo que fazemos com os outros.
O solidário, que está sempre disposto a participar, porta-se desta maneira: está em comunhão; vive ansioso pelo encontro; faz questão de trocar suas experiências de vida com os outros. Sabe muito bem que viver é acima de tudo con-viver. O solidário é companheiro; você já pensou sobre o significado dessa palavra? Ela vem do latim, cum-panere, e significa algo mais ou menos como “aqueles que comem juntos o pão da vida”. Logo, o companheiro, o solidário, é aquele que divide sua vida com os outros, aquele para quem a vida não é apenas uma co-existência com os outros, mas uma verdadeira convivência, um viver com os outros. [...]

(GALLO, Sílvio (coord.) Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Ética e cidadania – caminhos da filosofia. 3. Ed. São Paulo> Papirus, 1998, p. 26.)


Assinale o que é correto sobre o texto.
  • A Há uma exploração etimológica sobre conceito científico misantropo.
  • B Há uma discussão filosófica sobre conceito social com descrição etimológica.
  • C Há uma dissertação epistemológica sobre conceito filosófico soberbo.
  • D Há uma explanação sócio retórica sobre conceito epistêmico trivial.
  • E Há uma exortação epistêmica sobre conceito científico-vulgar.