Questão 1 Comentada - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Técnico Ministerial - Área Administrativa - FCC (2012)

O romance policial, descendente do extinto romance gótico, conserva características significativas do gênero precursor: a popularidade imensa e os meios para obtê-la. “Romances policiais", reza um anúncio do editor de Edgar Wallace, “são lidos por homens e mulheres de todas as classes; porque não há nada que seja tão interessante como a explicação de um crime misterioso. Não há nada que contribua com eficiência maior para divertir os espíritos preocupados".

Os criminosos e detetives dos romances policiais servem-se dos instrumentos requintados da tecnologia moderna para cometer e revelar horrores: sociedades anônimas do crime, laboratórios científicos transformados em câmaras de tortura. Os leitores contemporâneos acreditam firmemente na onipotência das ciências naturais e da tecnologia para resolver todos os problemas e criar um mundo melhor; ao mesmo tempo, devoram romances nos quais os mesmíssimos instrumentos físicos e químicos servem para cometer os crimes mais abomináveis.

Leitores de romances policiais não são exigentes. Apenas exigem imperiosamente um final feliz: depois da descoberta do assassino, as núpcias entre a datilógrafa do escritório dos criminosos e o diretor do banco visado por eles, ou então a união matrimonial entre o detetive competente e a bela pecadora
arrependida.

Não adianta condenar os romances policiais porque lhes falta o valor literário. Eles são expressões legítimas da alma coletiva, embora não literárias, e sim apenas livrescas de desejos coletivos de evasão.

(Adaptado de Otto Maria Carpeaux. Ensaios reunidos 1942-1978.
Rio de Janeiro: UniverCidade e TopBooks, v.1, 1999. p. 488-90)



O leitor de romances policiais, tal como caracterizado no texto,

  • A pertence a determinada classe social e despreza a técnica literária.
  • B é difícil de satisfazer e descrente da moral contemporânea.
  • C confia na soberania da ciência e é condescendente com enredos inverossímeis.
  • D é leigo em tecnologia e demonstra alto grau de erudição.
  • E usa a leitura como fonte de entretenimento e prescinde de finais felizes.

Gabarito comentado da Questão 1 - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Técnico Ministerial - Área Administrativa - FCC (2012)

O autor destaca a popularidade do gênero, afirmando que ele não está restrito a classes sociais específicas, o que invalida a alternativa A. A alternativa B também está incorreta, pois o texto menciona que os leitores de romances policiais não são exigentes, contradizendo a afirmação da opção. A alternativa D não se sustenta, já que o autor ressalta a crença dos leitores contemporâneos na onipotência das ciências, divergindo do que é proposto nessa opção. Por fim, a alternativa E est...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium