Questão 5 Comentada - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 18ª Região (AC e RO) Agente Administrativo - Quadrix (2024)

Texto para a questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Internet: <desenvolvimentosocial.sp.gov.br> (com adaptações).


Assinale a opção correta acerca da pontuação no texto.

  • A Não haveria prejuízo à correção gramatical do texto caso o segmento “que o exercício físico regular” (linhas 3 e 4) estivesse isolado entre vírgulas, para fins enfáticos.
  • B A inserção de vírgula imediatamente depois do vocábulo “recentes” (linha 6) estaria de acordo com as regras gramaticais de pontuação, visto que o referido vocábulo é o último elemento de um adjunto adverbial antecipado.
  • C A supressão da vírgula empregada após o termo “sedentarismo” (linha 14) não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas alteraria as relações sintáticas estabelecidas no período.
  • D O segmento “ou qualquer movimento físico” (linha 34) poderia estar isolado entre vírgulas sem prejuízo à correção gramatical e à coerência das ideias do texto.
  • E Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso o ponto‑final após o termo “psicológicos” (linha 28) fosse substituído pelo sinal de dois‑pontos, feito o devido ajuste de letra inicial maiúscula e minúscula no período.