O posto de coleta realiza serviços vinculados ao laboratório de análises clínicas e deve cumprir normas baseadas nas resoluções vigentes que visam ao controle de qualidade das atividades laboratoriais. O farmacêutico, quando responsável técnico pelo laboratório clínico e posto de coleta, apresenta funções inerentes ao cargo, tais como:
- A descrever, organizar e implantar um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) baseado nas suas experiências como profissional farmacêutico da área de saúde.
- B disponibilizar instruções de uso para os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC), e, no caso de acidentes, abrir o comunicado de acidente de trabalho (CAT).
- C documentar o nível de biossegurança dos ambientes e/ou áreas, baseado nos procedimentos realizados, equipamentos e microrganismos envolvidos, adotando as medidas de segurança compatíveis.
- D disponibilizar ao paciente ou responsável instruções escritas e/ou verbais, em linguagem acessível, em português, inglês e espanhol, orientando sobre o preparo e a coleta das amostras, tendo como objetivo o entendimento do paciente.
- E identificar a caixa de coleta para o transporte das amostras biológicas com a simbologia de risco biológico e físico, com os dizeres “Espécimes para Diagnóstico” e com nome do farmacêutico responsável pelo envio.