Libâneo (2008) apresenta as principais concepções que vêm sido atribuídas, ao longo da história, ao conceito de Educação.
Acerca dessas concepções, faça a correlação adequada.
1. Naturalista ( ) No processo educativo, o ser humano se desenvolve tanto biológica
como psiquicamente na interação com o ambiente, implicando a
interação entre o sujeito e o meio.
2. Culturalista ( ) O processo educativo é um fenômeno social, enraizado nas
contradições, nas lutas sociais, de modo que é nos embates
da práxis social que vai se configurando o ideal de formação
humana.
3. Interacionista ( ) A educação e o ensino devem adaptar-se à natureza biológica e
psicológica da criança e às tendências de seu desenvolvimento
que já estariam basicamente prontas desde o nascimento.
( ) A educação é uma atividade cultural dirigida à formação dos
indivíduos, mediante a transmissão de bens culturais que se
transformam em forças espirituais internas no educando.
Assinale a alternativa cuja sequência numérica está plenamente correta.
- A 1 – 4 – 3 – 2
- B 3 – 4 – 1 – 2
- C 4 – 2 – 1 – 3
- D 4 – 3 – 1 – 2
- E 3 – 2 – 4 – 1