Tendo em vista a garantia da defesa de sua tese, como estratégia de argumentação, o articulista
- A utiliza a opinião de outros enunciadores a fim de emitir seu parecer sobre segurança pública e insegurança social, deixando bem evidente que a pressão do povo já está surtindo os efeitos desejados para mudar os rumos da vivência na sociedade brasileira.
- B faz uma constatação e, a seguir, cita uma série de problemas referentes à temática abordada, para, depois, posicionar-se sobre o assunto de que trata e apontar medidas mais abrangentes que poderão mudar o cenário social do Brasil.
- C esclarece ao leitor que os reflexos da desordem social afetam toda a estrutura governamental do país, e, o pior, enfraquece a democracia, razão pela qual o governo já começa a manifestar-se a favor do combate acirrado à criminalidade.
- D vale-se da existência de debates de diferentes origens para esclarecer que as providências a serem tomadas pelas três esferas governamentais serão eficientes para conter a marginalidade que atua no país inteiro.
- E estabelece uma relação de causa e consequência da insegurança social, para mostrar a seus interlocutores que a criminalidade não tem causas sociais e que os que estão sob a lei são os verdadeiros escravos.