“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos."
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:
- A Há uma fabricada hierarquia entre os saberes escolares que faz parecer que alguns são mais importantes do que outros.
- B Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
- C A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
- D O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
- E Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.