Questão 1 Comentada - Instituto de Previdência Municipal de Marília - São Paulo (IPREMM) - Auxiliar de Escritório - VUNESP (2019)

                                      Víamos os nossos pés


      Não sou uma pessoa tropical. Minha terra preferida é o outono em qualquer lugar. No outono as coisas se abrandam e absorvem a luz em vez de refleti-la. É como se a Natureza etc., etc. (O verão não é uma boa estação para literatura descritiva. Me peça o resto da frase no outono.)

      Sempre digo que a praia seria um lugar ótimo se não fossem a areia, o sol e a água fria. É só uma frase. Gosto do mar. O diabo é que a gente sempre tem na cabeça um banho de mar perfeito que nunca se repete. O meu aconteceu em Torres, Rio Grande do Sul, em algum ano da década de 50. Sim, crianças, em 50 já existiam Torres, o oceano Atlântico e este cronista, todos bem mais jovens. O mar de Torres estava verde como nunca mais esteve. Via-se o fundo?

      Via-se o fundo.

      Víamos os nossos pés, embora a água estivesse pelo nosso pescoço, e como eram jovens os nossos pés. Havia algas no mar? Iodo, mães-d’água, siris, dejetos, náufragos, sereias? Não, a água estava límpida como nunca mais esteve. Os únicos objetos estranhos no mar eram os nossos pés, e como isso faz tempo. Até que horas ficamos na água? Alguns anoiteceram dentro d’água e estariam lá até agora se não tivessem que voltar para a cidade, se formar, fazer carreira, casar, envelhecer, essas coisas.

      Como o cronista explica sua aversão ao verão depois de tais lembranças? É que eu não gostava do verão. Gostava de ser mais moço.

(Luis Fernado Verissimo. Em algum lugar do paraíso. Rio de Janeiro, Objetiva, 2011. Adaptado)



No texto, o cronista

  • A confessa que passou a preferir o outono depois de ter chegado à velhice, já que não pode mais mergulhar.
  • B conta de como passou a rejeitar o verão depois de ter se frustrado com um banho de mar nos anos 50.
  • C recorda-se com nostalgia do tempo em que o verão era uma estação mais semelhante ao que hoje é o outono.
  • D descreve uma praia paradisíaca que, com muita dificuldade, se manteve intacta após muitas décadas.
  • E fala de um banho de mar inesquecível e demonstra ter saudades do tempo em que era mais jovem.