Gabarito comentado da Questão 64 - Prefeitura Municipal de Garanhuns - Professor de Referência (Integral) - Instituto de Apoio à Gestão Educacional (2024)
C - certo
A questão apresenta uma visão fundamental da teoria de Lev Vygotsky, um renomado psicólogo da educação.
Vygotsky argumenta que a aprendizagem se dá por meio das interações sociais e que o desenvolvimento cognitivo é profundamente influenciado por essas relações.
Ele introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é a distância entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue fazer com ajuda ou em colaboração com pessoas mais experientes ou com maior capacidade.
Para Vygotsky, o papel do educador é identificar essa ZDP e, em seguida, atuar dentro dela, oferecendo o suporte necessário para que o aluno realize tarefas com auxílio de um adulto ou colega mais capaz. Isso, por sua vez, promoverá o desenvolvimento autônomo.
Esse processo é conhecido como scaffolding, ou andaime, uma metáfora para a forma como os educadores devem fornecer suporte temporário até que a criança consiga realizar a tarefa sozinha.
Com base nesses princípios, a afirmação está correta porque reflete o pensamento de Vygotsky ao enfatizar a importância da mediação nas relações interpessoais para a aprendizagem e o desenvolvimento.
Ademais, a ideia de que o educador pode "acelerar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real" está em consonância com o conceito de que, por meio da interação na ZDP e do apoio adequado, é possível impulsionar o crescimento cognitivo do aluno além do que seria alcançado individualmente.