Questão 64 Comentada - Prefeitura Municipal de Garanhuns - Professor de Referência (Integral) - Instituto de Apoio à Gestão Educacional (2024)

Julgue o item subsequente.


Vygotsky diz que a criança aprende por meio das relações interpessoais e que, dessa forma, existe uma diferença entre o que ela é capaz de fazer sozinha e aquilo que tem mediação. Nesse sentido, o educador, ao observar a zona de desenvolvimento proximal da criança/estudante, pode orientar o aprendizado no sentido de acelerar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 64 - Prefeitura Municipal de Garanhuns - Professor de Referência (Integral) - Instituto de Apoio à Gestão Educacional (2024)

C - certo

A questão apresenta uma visão fundamental da teoria de Lev Vygotsky, um renomado psicólogo da educação.

Vygotsky argumenta que a aprendizagem se dá por meio das interações sociais e que o desenvolvimento cognitivo é profundamente influenciado por essas relações.

Ele introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é a distância entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue fazer com ajuda ou em colaboração com pessoas mais experientes ou com maior capacidade.

Para Vygotsky, o papel do educador é identificar essa ZDP e, em seguida, atuar dentro dela, oferecendo o suporte necessário para que o aluno realize tarefas com auxílio de um adulto ou colega mais capaz. Isso, por sua vez, promoverá o desenvolvimento autônomo.

Esse processo é conhecido como scaffolding, ou andaime, uma metáfora para a forma como os educadores devem fornecer suporte temporário até que a criança consiga realizar a tarefa sozinha.

Com base nesses princípios, a afirmação está correta porque reflete o pensamento de Vygotsky ao enfatizar a importância da mediação nas relações interpessoais para a aprendizagem e o desenvolvimento.

Ademais, a ideia de que o educador pode "acelerar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real" está em consonância com o conceito de que, por meio da interação na ZDP e do apoio adequado, é possível impulsionar o crescimento cognitivo do aluno além do que seria alcançado individualmente.