Questão 5 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IF-SE) (2018)

TEXTO II

– Puxa vida! Este Cabo Viloso é homem até debaixo d’água!
– Arre, égua! Este sim, tem coragem de mamar em onça!
A bem da verdade, eu nunca soube se, naquele momento eles aplaudiam o cabo por sua postura empombada, ou se pilheriavam às suas costas. Será que botavam fogo no coitado, fingindo enaltecer-lhe a bravura? Em Contendas do Papudo, o que não falta é cabra safado e gaiato. DANTAS, Francisco J. C. Cabo Josino Viloso. São Paulo: Planeta, 2005.


No Texto II, o emprego das expressões “arre, égua”, “coragem de mamar em onça” e “cabra safado” contribui para:

  • A Enfatizar a classe social a que pertencem as personagens e o narrador.
  • B Promover a marcação temporal, evidenciado que a língua muda ao longo do tempo.
  • C Demonstrar que há diferentes usos da língua conforme as variadas situações de comunicação.
  • D Caracterizar os usos linguísticos de uma região.