Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020) Questão 46

Nos últimos anos, o tema competência entrou para a pauta de discussões não só acadêmicas, mas também, organizacionais associada a diferentes instâncias de compreensão: pessoal (a competência do indivíduo), organizacional (as cores competences) e dos países (sistemas educacionais e formação de competências). Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para um gestor desempenhar atividades. Logo, o desempenho do gestor em saúde é o resultado de certas habilidades. Esta, por sua vez, é a capacidade de transformar conhecimento em ação. Há três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Considerando o texto e a imagem, assinale a alternativa correta.

  • A Para todos os níveis gerenciais de uma organização hospitalar as três habilidades são igualmente importantes.
  • B Para um diretor de uma organização hospitalar, a importância da habilidade técnica é menor, enquanto a habilidade conceitual torna-se mais acentuada.
  • C Conforme o gerente ascende na hierarquia, a importância da habilidade conceitual diminui, enquanto a habilidade humana torna-se mais acentuada.
  • D Para um supervisor de uma unidade hospitalar, a habilidade conceitual é mais importante do que para um executivo da alta administração.
  • E Para um supervisor de uma unidade hospitalar, as habilidades humana e conceitual são mais importantes do que para um diretor.