Transformadores são equipamentos que viabilizam a transmissão de energia elétrica em níveis adequados de tensão. São equipamentos simples do ponto de vista construtivos, em que:
- A uma tensão variável no tempo aplicada no primário produz uma corrente também variável no tempo que, por sua vez, gera um fluxo magnético variável no tempo, que é confinado quase que em sua totalidade no núcleo de material ferromagnético, concatenando o enrolamento secundário e, dessa forma, induzindo uma corrente e uma tensão variáveis no tempo.
- B uma tensão variável no tempo aplicada no primário produz uma corrente também variável no tempo que, por sua vez, gera um fluxo magnético variável no tempo, que é confinado em sua totalidade no núcleo de material de baixa permeabilidade magnética, concatenando o enrolamento secundário e, dessa forma, induzindo uma corrente e uma tensão variáveis no tempo.
- C uma tensão continua no tempo aplicada no primário produz uma corrente também continua no tempo que, por sua vez, gera um fluxo magnético continuo no tempo, que é confinado em sua totalidade no núcleo de material de alta permeabilidade magnética, concatenando o enrolamento secundário e, dessa forma, induzindo uma corrente e uma tensão continuas no tempo.
- D uma tensão continua no tempo aplicada no primário produz um fluxo magnético variável no tempo, que é confinado em sua totalidade no núcleo de material ferromagnético e induz, no enrolamento secundário, uma corrente continua no tempo e uma tensão variável no tempo.
- E uma tensão variável no tempo aplicada no primário produz uma corrente também variável no tempo que, por sua vez, gera um campo elétrico variável no tempo, que é confinado quase que em sua totalidade no núcleo de material ferromagnético, concatenando o enrolamento secundário, induzindo nesse terminal uma corrente e uma tensão variáveis no tempo.