Questão 3 Comentada - Prefeitura de Marechal Thaumaturgo-2 - Supervisor Primeira Infância SUAS/Criança Feliz Reaplicação - Prova DECORP (2025)

A QUESTÃO SE REFERE AO TEXTO A SEGUIR.


A Semana


Começo esta crônica confessando a minha muita ignorância. Saber tudo é privilégio de poucos; mas ignorar tanto é realmente um castigo de muitos. Venho de esbarrar em notícias que me confirmam essa triste condição, e nada posso fazer senão narrá-las, esperando a caridade de algum erudito que as explique ou comente.

Há, por exemplo, uma carta cujo autor me pede que dê ao público algumas considerações a respeito de uma recente descoberta astronômica: trata-se de um cometa de trajetória irregular, que teriam avistado em diversas partes do globo. Confesso que nada li nos jornais sobre essa aparição; mas sendo a carta tão minuciosa, inclino-me a crer na veracidade do fenômeno.

Outra curiosidade vem de São Paulo, onde falam de um concerto musical executado por máquinas. Imaginem leitor e leitora uma orquestra desprovida de seres humanos, unicamente composta de instrumentos mecânicos. Sinto grande pasmo diante de tais maravilhas, e pergunto-me se o futuro não nos reservará invenções ainda mais prodigiosas.


ASSIS, Joaquim Maria Machado de. A Semana. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 7 jan. 1894. In: ______. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. III, p. 1285-1287.


Considere o período: “Venho de esbarrar em notícias que me confirmam essa triste condição, e nada posso fazer senão narrá-las, esperando a caridade de algum erudito que as explique ou comente.” Caso “Venho de esbarrar” seja substituído por “Vinha de esbarrar”, qual seria o impacto na perspectiva temporal e no valor contextual do trecho?

  • A Permaneceria inalterado em todos os níveis de sentido, pois os tempos verbais utilizados jamais exercem efeito na coesão do texto.
  • B Indica ação futura e incerta, sugerindo desconhecimento absoluto acerca dos fatos narrados pelo cronista.
  • C Sinalizaria um evento anterior ao momento de enunciação, instaurando um tom retrospectivo e reforçando a ideia de relato pretérito.
  • D Geraria sentido de habitualidade, caracterizando um costume recorrente e banal na rotina do narrador.