Questão 2 Comentada - 2025 - Prefeitura de Bauru SP Especialista em Saúde Fisioterapeuta - Prova Prefeitura de Bauru (SP)

Por se tratar de um ambiente com características multidimensionais, o profissional fisioterapeuta que atua na AD precisa apresentar conhecimentos específicos desde a prevenção de doenças, promoção à saúde, intercorrências, urgências e emergências, recursos terapêuticos, dispositivos tecnológicos, gestão de processos, comunicação e relação multiprofissional. É necessária avaliação criteriosa da condição clínica, diagnóstica e exames complementares já realizados. A individualização da avaliação permite um tratamento mais personalizado e com foco direto no objetivo proposto. A avaliação deve ser clara e estar descrita. Saber identificar um paciente em Insuficiência Respiratória Aguda e qual conduta deve ser realizada em ambiente domiciliar é de extrema importância. Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Iniciar O2 nos pacientes com hipoxemia aguda, ainda que sem causa definida, que mantenham SpO2 < 89% em ar ambiente.
  • B Iniciar O2 nos pacientes com insuficiência respiratória hipercápnica, como DPOC, se SpO2 < 85%.
  • C Não iniciar O2 em pacientes com SpO2 > 92% com infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
  • D Utilizar máscara facial simples não reinalante para pacientes que requerem baixa concentração ou fluxo de oxigênio (< 5 L/min) pelo risco de retenção de CO2.