Em determinada escola, um aluno com epilepsia começa a apresentar uma crise convulsiva (ataque epilético) durante a aula. De acordo com os protocolos de emergência e visando à prevenção de riscos imediatos ao aluno, qual deve ser a primeira atitude do profissional de apoio educacional?
- A Tentar conter os movimentos convulsivos segurando fortemente os braços e as pernas do aluno, para impedi-lo de se debater, e forçar a abertura da sua boca inserindo os dedos ou algum objeto para que ele não engula a língua.
- B Gritar por ajuda desesperadamente e sair correndo para buscar a enfermaria ou a direção, deixando o aluno desacompanhado no chão durante a convulsão, já que a prioridade é trazer alguém da área da saúde o mais rápido possível.
- C Manter a calma, proteger a cabeça do aluno com algum objeto macio (como uma mochila ou jaqueta dobrada) e afastar móveis ou objetos ao redor que possam machucá-lo, aguardando ao lado dele até que a convulsão cesse e, em seguida, encaminhando-o ao serviço médico ou acionando os profissionais de saúde da escola.
- D Após a convulsão cessar, retornar imediatamente o aluno à atividade de classe como se nada tivesse ocorrido, sem necessidade de comunicar o fato a familiares ou aos responsáveis da escola, caso ele pareça bem, para não alarmar ninguém desnecessariamente.