Questões de Convulsão (Noções de Primeiros Socorros)

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No contexto do atendimento de primeiros socorros em ambientes escolares, é fundamental que os monitores escolares estejam preparados para agir em situações emergenciais. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

( ) Forçar a abertura da boca de um aluno em crise convulsiva pode ser perigoso, pois pode causar lesões na boca ou nos dentes, além de não ajudar a evitar engasgamentos;
( ) Durante uma crise convulsiva, é necessário tentar acordar o aluno imediatamente após o episódio, para garantir que ele retome a consciência rapidamente;
( ) Em caso de desmaio, o monitor escolar deve ser verificar se a vítima está respirando e se o pulso está presente, e em seguida, deitar a vítima de lado ou com a cabeça ligeiramente inclinada;
( ) Caso o aluno apresente sinais de dor, inchaço ou dificuldade de movimentação após uma queda, o monitor escolar deve imobilizar a área afetada e procurar ajuda médica imediatamente.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A V – V – V – V
  • B F – V – V – V
  • C V – F – V – F
  • D F – F – V – V
  • E V – V – V – F

São procedimentos em convulsões, exceto:

  • A Virar a cabeça para o lado, evitando que a vítima venha a se afogar com a saliva intensa.
  • B Imobilizar braços e pernas.
  • C Apertar-lhe as roupas.
  • D Observar se a respiração está adequada, se não há obstrução das vias aéreas.
  • E Não tracionar a língua ou colocar objetos na boca para segurar a língua (tipo colher, caneta, madeira, dedos, etc.).

Em determinada escola, um aluno com epilepsia começa a apresentar uma crise convulsiva (ataque epilético) durante a aula. De acordo com os protocolos de emergência e visando à prevenção de riscos imediatos ao aluno, qual deve ser a primeira atitude do profissional de apoio educacional?

  • A Tentar conter os movimentos convulsivos segurando fortemente os braços e as pernas do aluno, para impedi-lo de se debater, e forçar a abertura da sua boca inserindo os dedos ou algum objeto para que ele não engula a língua.
  • B Gritar por ajuda desesperadamente e sair correndo para buscar a enfermaria ou a direção, deixando o aluno desacompanhado no chão durante a convulsão, já que a prioridade é trazer alguém da área da saúde o mais rápido possível.
  • C Manter a calma, proteger a cabeça do aluno com algum objeto macio (como uma mochila ou jaqueta dobrada) e afastar móveis ou objetos ao redor que possam machucá-lo, aguardando ao lado dele até que a convulsão cesse e, em seguida, encaminhando-o ao serviço médico ou acionando os profissionais de saúde da escola.
  • D Após a convulsão cessar, retornar imediatamente o aluno à atividade de classe como se nada tivesse ocorrido, sem necessidade de comunicar o fato a familiares ou aos responsáveis da escola, caso ele pareça bem, para não alarmar ninguém desnecessariamente.

São procedimentos em convulsões:

I - Virar a cabeça para o lado, evitando que a vítima venha a se afogar com a saliva intensa.
II - Imobilizar braços e pernas.
III - Apertar-lhe as roupas.
IV - Observar se a respiração está adequada, se não há obstrução das vias aéreas.
V - Tracionar a língua ou colocar objetos na boca para segurar a língua (tipo colher, caneta, madeira, dedos, etc.).

Analise as proposições acima e assinale a alternativa correta:

  • A Somente I e IV estão corretas.
  • B Somente III, IV e V estão corretas.
  • C Somente II, III e IV estão corretas.
  • D Somente I, II, III, IV estão incorretas.
  • E Somente I, II, IV estão corretas.

Convulsão é a perda súbita da consciência acompanhada de contrações musculares bruscas e involuntárias. A respeito dos procedimentos a serem realizados nesses casos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Verificar nível de consciência da vítima.

( ) Posicionar o indivíduo de lado para que o excesso de saliva, vômito ou sangue escorra da boca, evitando broncoaspiração.

( ) Impedir os movimentos da vítima, amarrando-a em superfície firme, para que não sofra lesões.

  • A E - E - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
  • E C - C - E.