Questão 3 Comentada - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (2017)

Segundo o Manual de Oslo, a gestão do conhecimento envolve as atividades relativas à apreensão, ao uso e ao compartilhamento de conhecimentos por uma organização ou empresa, envolvendo a gestão das interações externas e dos fluxos de conhecimento no interior da empresa, incluindo métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo e o estabelecimento de relacionamentos mais estreitos com outras empresas (fornecedores, concorrentes), consumidores ou instituições de pesquisa. As afirmações abaixo são exemplos de práticas de gestão do conhecimento voltadas para a melhoria do fluxo interno e do uso das informações, EXCETO:

  • A As atividades de integração, que promovem a interação entre os empregados de diferentes áreas, por exemplo, engenheiros e operários da produção.
  • B A educação regular ou os programas de treinamento.
  • C Os grupos de trabalho formais e informais para promover a implementação de decisões de gerência de maneira hierárquica e eficiente.
  • D As bases de dados sobre as “melhores práticas” dos trabalhadores.