Questão 23 Comentada - Prefeitura de São Lourenço da Mata-2 - Professor Intérprete de Libras - FGV (2024)

[...] as pessoas surdocegas poderão utilizar vários recursos de comunicação, dentre eles: gestos, sinais, Tadoma (leitura tátil das vibrações produzidas durante a emissão verbal), código braile, alfabeto datilológico, objetos de referência para atividades e situações, escrita ampliada, entre outros. Em todos eles o tato se constitui na via mais promissora no desenvolvimento da comunicação receptiva e expressiva com o ambiente.
CADER-NASCIMENTO, F. COSTA, M. P. R. Movimento e comunicação na mediação pedagógica com crianças surdocegas: a contribuição de Van Djik. In: MARQUEZINE, M. ALMEIDA, M.A. TANAKA, E. (orgs). Leitura, escrita e comunicação no contexto educação especial. Londrina: Eduel, 2003, p. 80.

Tendo em vista que existem diversos tipos de comunicação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A comunicação háptica envolve toques específicos nas costas para transmitir mensagens secundárias, como emoções e descrições, complementando outros métodos de comunicação.
( ) As tablitas de comunicação são feitas com um material resistente com letras em relevo, números ordinários e caracteres em braile.
( ) O CCTV é um ampliador de voz que visa auxiliar a pessoa surdocega na comunicação. Esse aparelho amplia em até sessenta vezes o som da voz humana.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D V – V – F.
  • E V – V – V.