O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, de que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há interrelações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças. O âmbito da Formação Pessoal e Social refere-se
- A à criança e ao domínio da língua falada e escrita, aos princípios matemáticos, à noção de espaço e tempo, aos princípios científicos, além do convívio com a arte e a estética. Além disso, é nesse âmbito que ocorre a alfabetização dos alunos.
- B ao oferecimento ao estudante o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, além de auxiliar na compreensão do ambiente social, político, das artes e dos valores básicos da sociedade.
- C ao foco no desenvolvimento linguístico e lógico-matemático, que são muito importantes para que a criança chegue ao ao Ensino Fundamental com as bases para lidar com os conteúdos científicos tradicionais.
- D às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito, pretende-se que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança e abarca o eixo de trabalho denominado Identidade e autonomia.
- E à necessidade de desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.