Questão 9 Comentada - MEC - INEP (2022)

Sabendo das dificuldades de se gerenciar uma empresa, um tecnólogo de Processos Gerenciais recém-contratado para um cargo de gestão percebeu a necessidade de estruturar melhor a gestão desse negócio e uma de suas primeiras iniciativas foi criar um plano de marketing.
No plano de marketing, o ambiente de negócios divide-se em macro e microambientes e consiste em fatores e forças externos que influenciam positiva ou negativamente a administração de marketing em seu relacionamento com os clientes-alvo. A importância da constante observação e adaptação às mudanças do ambiente, se deve ao fato de que este pode oferecer tanto oportunidades quanto ameaças à empresa.
SEBRAE Nacional. Estratégia Empresarial. Como elaborar um plano de negócio. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/ PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

Considerando a análise de micro e macroambientes do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. No microambiente, a análise do ambiente demográfico tem por objetivo estudar a população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos.
II. No macroambiente, a análise dos fornecedores tem por objetivo determinar os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, podendo afetar seriamente o marketing.
III. No macroambiente, a análise do ambiente político tem por objetivo compreender de qual forma as decisões de marketing são afetadas pelo desenvolvimento da esfera política.
IV. No microambiente, a análise dos concorrentes tem por objetivo estudar possíveis vantagens e ameaças percebidas a partir das ações da concorrência, diante das necessidades dos consumidores-alvo.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

Gabarito comentado da Questão 9 - MEC - INEP (2022)

Vamos analisar a questão sobre plano de marketing e ambiente de negócios.

A alternativa correta é C - III e IV.

O plano de marketing é uma ferramenta estratégica que considera os ambientes micro e macro para orientar as ações de marketing.

O microambiente envolve fatores próximos à empresa: fornecedores, intermediários, concorrentes, públicos e clientes.

O macroambiente engloba forças maiores: demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Analisando as afirmações:

I) Incorreta. O ambiente demográfico faz parte do macroambiente, e não do microambiente. Ele estuda a população (tamanho, densidade, etc.) e seu impacto na demanda.

II) Incorreta. Os fornecedores pertencem ao microambiente, fornecendo recursos para a produção de bens e serviços.

III) Correta. As decisões e políticas governamentais (leis, agências reguladoras) afetam as estratégias de marketing. Essas influências são parte do macroambiente.

IV) Correta. A análise dos concorrentes é parte do microambiente e é crucial para entender as estratégias dos competidores e suas influências no mercado.

Portanto, as afirmações corretas são III e IV, justificando a alternativa C.