Questões de Administração de Marketing (Administração Geral)

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Dentro das funções administrativas delineadas pela teoria, existe uma função específica encarregada de estabelecer e manter relações entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. Essa função envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, distribuição, precificação, promoção e vendas. A qual função administrativa o trecho faz referência?

  • A Recursos Humanos.
  • B Marketing.
  • C Produção.
  • D Finanças.
  • E Logística.

Um dos pilares essenciais na rotina administrativa é o marketing. O conhecimento de estratégias de marketing, levando em consideração a jornada do cliente e a jornada de compra, é fundamental para fidelizar clientes.

  • Certo
  • Errado

É considerada a área funcional responsável pela captação e manutenção de clientes, cujo principal foco é a satisfação do cliente.
O enunciado refere-se à(ao):

  • A Operação.
  • B Marketing.
  • C Finanças.
  • D Recursos Humanos.

Certa organização de grande porte está em fase de formulação de seu planejamento estratégico e fez uso da matriz GE/McKinsey para análise de seu portfólio de negócios. Os resultados foram:   

unidade de negócio A – alta atratividade da indústria e posição competitiva média; 
unidade de negócio B – média atratividade da indústria e posição competitiva média; 
unidade de negócio C – alta atratividade da indústria e posição competitiva alta; 
unidade de negócio D – baixa atratividade da indústria e posição competitiva alta; 
unidade de negócio E – alta atratividade da indústria e posição competitiva baixa;
unidade de negócio F – média atratividade da indústria e posição competitiva baixa.

Com base no proposto pelo modelo da matriz GE/McKinsey, é correto afirmar que:

  • A os negócios D e F devem ser abandonados;
  • B a organização deve investir nos negócios A e C e abandonar o negócio F;
  • C a organização deve investir seletivamente nos negócios A, C e E;
  • D a organização deve investir seletivamente nos negócios A, B, D e E e abandonar o negócio F;
  • E a organização deve investir no negócio C e investir seletivamente nas demais unidades de negócio.

Certa empresa, em fase de formulação de seu planejamento estratégico, utilizou a matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. A matriz aponta: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto C – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto D – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado.

Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que:

  • A o produto D é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto C (“estrela”);
  • B o produto C é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto A (“ponto de interrogação”);
  • C os produtos B e D são produtos “cachorro”, cujos mercados pouco crescem, e devem ser abandonados;
  • D o produto B é um produto “ponto de interrogação”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;
  • E o produto A é um produto “estrela” no qual a empresa deve investir para que não se torne um produto “cachorro”