Questão 23 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Nutricionista - COMVEST UFAM (2023)

Em relação ao tema “nutrição e ciclos de vida”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A prevalência crescente de obesidade e sobrepeso é uma preocupação até mais frequente que a subnutrição e, se não cuidada adequadamente, pode aumentar os riscos durante o parto e ainda refletir negativamente na saúde da mulher e da criança. A obesidade já é considerada uma das principais responsáveis pela morbimortalidade materna e fetal. Além disso, o diabetes e a hipertensão durante a gravidez são de duas a seis vezes mais prevalentes em mulheres com excesso de peso.
  • B Estudos mostram que a desnutrição materna com consequente baixo peso da criança ao nascimento aumenta o risco infantil de obesidade, hipertensão, hipoinsulinemia, intolerância à glicose, aumento da gordura visceral e hiperfagia, prolongando esses riscos também na idade adulta. De outro lado, alto peso ao nascimento e exposição ao fumo também predispõem à obesidade na vida adulta. Essas condições poderiam ser explicadas por possíveis efeitos do ambiente sobre a expressão gênica, por meio de mecanismos epigenéticos e efeitos de sinais hormonais transmitidos ao feto através da placenta ou ao recém-nascido através da lactação.
  • C Entre outras alterações fisiológicas que afetam os requerimentos nutricionais na gestação, destacamos a diminuição das vitaminas C, ácido fólico, B12 e B6 no sangue, o aumento da insulina plasmática e diminuição da tolerância à glicose, a diminuição da absorção de cálcio e ferro e ainda variação dos níveis de triglicerídeos e colesterol. Essas situações são consequências das alterações hormonais às quais o organismo está submetido.
  • D Durante a gravidez há o crescimento e manutenção do feto e da placenta, formação de novos tecidos, armazenamento de gordura pela mãe e pelo feto, aumento do metabolismo basal e do trabalho metabólico, além do aumento do peso corporal. Essas situações caracterizam a gestação como sendo um período de catabolismo que requer maior quantidade de energia, aumentando os requerimentos calóricos e proteicos dessa fase.
  • E Estudos mostram que a desnutrição materna, com consequente baixo peso da criança ao nascimento, aumenta o risco infantil de obesidade, hipertensão, hiperinsulinemia, intolerância à glicose, aumento da gordura visceral e hipofagia, prolongando esses riscos também na idade adulta. De outro lado, alto peso ao nascimento e exposição ao fumo também predispõem à obesidade na vida adulta. Essas condições poderiam ser explicadas por possíveis efeitos do ambiente sobre a expressão gênica, por meio de mecanismos epigenéticos e efeitos de sinais hormonais transmitidos ao feto através da placenta ou ao recém-nascido através da lactação.