Texto 1
[…] o município de Cunha Porã, situado na Microrregião do Oeste de Santa Catarina, possui um Polo Industrial com capacidade de instalação de 10 unidades, sendo que, até 2013, existiam 9 unidades fabris instaladas e em atividade (IBGE, 2013). Esse Polo é um dos principais responsáveis pelo alavancamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, até 2013, era de 0,742 e com PIB em torno R$ 240 milhões de reais. Além do IDH, o município de Cunha Porã busca melhorar os Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS). O IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal, considerando indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional, que medem o quão sustentável e flexível é o crescimento do município que o aplica. O IDMS de Cunha Porã é de 0,630, sendo um índice regular […].
CHRIST, L. G.; SALAZR, R. F. dos S. Disciplinarum Scientia. Série: Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 181-193, 2013.
Disponível em: < https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1328/1260>. Acesso em: 16 de mai. 2023. Fragmento adaptado.
De acordo com o texto 1, é correto o que se afirma em:
- A Quando o texto foi publicado, o polo industrial de Cunha Porã tinha 90% de ocupação.
- B Em comparação com municípios da Região Oeste de Santa Catarina, Cunha Porã tem um IDMS mais elevado do que o município de Maravilha.
- C Em Cunha Porã, o elevado IDH é alavancado exclusivamente pelo crescimento das atividades econômicas do polo industrial.
- D O IDH e o IDMS de Cunha Porã indicam que no município são adotadas boas estratégias de gestão para manutenção do crescimento e desenvolvimento agrícola e industrial sem que haja o colapso urbano.
- E O projeto de ocupação territorial e colonização faz do Município de Cunha Porã (SC) um local interessante para o desenvolvimento de diferentes empreendimentos e com significativo índice de desenvolvimento humano (IDH).