Com o passar dos anos, a Atenção Básica à Saúde foi gradualmente se fortalecendo e deve se constituir como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o ponto de partida para a estruturação dos sistemas locais de saúde. São atribuições do enfermeiro na atenção básica:
- A Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
- B Cadastrar todas as pessoas de sua microárea, manter os cadastros atualizados e orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.
- C Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.
- D Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) para os indivíduos e as famílias apenas dentro da USF.
- E Solicitar exames e prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão.