Questão 2 Comentada - Prefeitura de União do Oeste-2 - Agente de Endemias - Prova Instituto Fênix (2025)

SC fecha 2024 com 7 vezes mais casos prováveis de dengue que no mesmo período do ano anterior


    Os últimos dias de 2024 acenderam o alerta para a alta expressiva nos registros de dengue em Santa Catarina. Entre 15 e 28 de dezembro, foram 1.792 casos prováveis da doença - uma alta de 717% em relação ao mesmo período em 2023. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).

    Dos casos prováveis de dengue, 31 deles já foram confirmados, sendo que um é considerado caso de dengue com sinais de alarme. Os outros 1.760 são suspeitos.

    O mês de dezembro teve crescimento gradual do número de casos de dengue: 1ª semana: 351 casos; 2ª semana: 670 casos; 3ª semana: 969 casos; 4ª semana: 822 casos.

    A Grande Florianópolis, que concentra grande parte da população de Santa Catarina, lidera o número de casos prováveis. Em seguida aparece a região Nordeste, que engloba a cidade de Joinville, a mais populosa do estado.


Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/01/06/altacasos-dengue-santa-catarina.ghtml(adaptado).



O texto apresenta a evolução dos casos prováveis de dengue ao longo do mês de dezembro de 2024. Qual alternativa melhor descreve essa evolução?

  • A O número de casos prováveis de dengue aumentou progressivamente durante as três primeiras semanas do mês, mas apresentou uma queda na quarta semana.
  • B O número de casos prováveis permaneceu constante durante todo o mês de dezembro, sem variações significativas.
  • C Houve uma diminuição contínua no número de casos prováveis de dengue ao longo de todas as semanas de dezembro.
  • D Os casos prováveis de dengue aumentaram apenas na última semana do mês, sem variações nos períodos anteriores.