Questão 41 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Séries Iniciais (2020)

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola ainda se prende às características de metodologias tradicionais, com relação ao ensino e à aprendizagem como ações concebidas separadamente. As características dos estudantes requerem outros processos e procedimentos, em que aprender, ensinar, pesquisar, investigar, avaliar ocorrem de modo indissociável. As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens. Desse modo, as tecnologias devem ser usadas para:
  • A Contribuir somente com a aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação.
  • B Auxiliar professores que apresentam metodologias inovadoras e projetos relacionados às Tecnologias da Informação (TICs). Esses professores poderão contribuir significativamente com a qualificação da educação. Assim, os professores das escolas privadas, que possuem maior acervo tecnológico, garantirão a criação de novas metodologias.
  • C Compor um laboratório de informática com altas tecnologias e pressupõe o advento da escola nova, suprimindo as metodologias ultrapassadas como quadro de giz e livros didáticos.
  • D Fins educacionais, como tecnologia assistiva, desenvolvidas de forma a possibilitar que a interatividade virtual se desenvolva de modo mais intenso, inclusive na produção de linguagens. Assim, a infraestrutura tecnológica, como apoio pedagógico às atividades escolares, deve também garantir acesso dos estudantes à biblioteca, ao rádio, à televisão, à internet aberta às possibilidades da convergência digital.