Questões de Acessibilidade

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Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 atualizada), o símbolo que identifica as pessoas com deficiências ocultas é:

  • A Símbolo Internacional de Acesso (SIA).
  • B fita quebra-cabeça
  • C o cordão de fita com desenho de girassóis.
  • D Carteira de Identidade Nacional (CIN).
  • E bengala vermelha.

O profissional de apoio escolar, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015):

I- atua junto ao estudante com deficiência, em atividades de alimentação, higiene e locomoção, exclusivamente.
II- além das atividades de alimentação, higiene e locomoção, atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário, em todos os níveis e modalidades de ensino, desde que não sejam as atividades técnicas das profissões legalmente estabelecidas.
III- acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I e III.
  • C I.
  • D II e III.
  • E III.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza:

  • A sensorial, emocional e mental.
  • B psicológica, mental e física.
  • C mental, intelectual ou sensorial, apenas.
  • D intelectual, física e social.
  • E física, mental, intelectual ou sensorial.

Entre os direitos à educação das pessoas com deficiência previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), está assegurado(a):

  • A a oferta de profissionais de apoio escolar.
  • B o sistema educacional inclusivo apenas no Ensino Fundamental.
  • C o projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional tradicional, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência [...].
  • D a oferta de educação bilíngue, na modalidade escrita da língua portuguesa como primeira língua e em Libras como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
  • E o acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições parciais, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.