Prova da Universidade de São Paulo (USP) - Especialista em Laboratório (Especialidade: Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina) - FUVEST (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

No conto, a busca do protagonista está relacionada à tentativa de

  • A demonstrar que o silêncio perfeito é uma construção imaginária e artificial.
  • B solar-se do mundo externo para criar uma realidade paralela e inexorável.
  • C comprovar que a natureza é menos ruidosa do que o ambiente urbano.
  • D encontrar uma quietude absoluta que, paradoxalmente, revela-se inalcançável.
  • E estabelecer um contraponto entre a vida solitária e a vida social da cidade.

O sufixo “-ejar”, presente em “esvoejar”, desempenha papel semântico específico na construção do verbo, conferindo-lhe a ideia de:

  • A Estado contínuo e permanente.
  • B Movimento leve e intermitente.
  • C Intensificação de uma ação.
  • D Formação de substantivos abstratos.
  • E Relação de causa e consequência.

No texto, a relação entre a complexidade da cabine de um avião e a administração da saúde humana evidencia

  • A a inutilidade de tentar entender processos fisiológicos, excessivamente complicados.
  • B a dificuldade de compreender o próprio corpo e o conhecimento para controlá-lo.
  • C o fato de que apenas profissionais especializados podem lidar com questões de saúde.
  • D a impossibilidade de pessoas comuns poderem interferir no próprio bem-estar.
  • E a necessidade de confiar em terceiros para a regulação da saúde, física e emocional.

No trecho “Como passageiros tudo que nos importa é se o avião vai ficar no céu”, a inclusão do termo “o” antes de “que” tem como efeito:

  • A Tornar “o que” equivalente a “aquilo que”, funcionando como pronome demonstrativo.
  • B Alterar a função sintática de “que”, transformando-o em conjunção integrante.
  • C Modificar o sentido original da frase, tornando-a ambígua.
  • D Indicar uma relação de posse, característica de pronomes relativos.
  • E Introduzir ideia de consequência, assumindo o sentido de vulnerabilidade.

O texto se organiza essencialmente por meio de:

  • A Descrições objetivas e técnicas, abrangendo fisiologia humana.
  • B Argumentação exclusivamente baseada em dados estatísticos.
  • C Estruturas formais, utilizadas em textos científicos acadêmicos.
  • D Afirmações e questionamentos sem embasamento lógico ou científico.
  • E Comparações e metáforas, simplificando conceitos complexos.