Prova da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Assistente Administrativo - CS-UFG (2019) - Questões Comentadas

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O texto defende a ideia central de que

  • A os estudantes do Brasil deveriam reativar processos de memorização para fixar nomes de cientistas brasileiros que são desconhecidos dos jovens.
  • B a integração de disciplinas no ensino básico contribui para que os jovens conheçam seres humanos concretos que formularam hipóteses e produziram conhecimento científico.
  • C a carência de professores de física e química no ensino médio torna as estratégias de ensino despersonalizadas, com foco exclusivo nos processos.
  • D os professores são agentes importantes na produção do conhecimento e podem desenvolver um ensino pautado na pesquisa integrada ao tempo em que os alunos vivem.

O autor, ao criticar o modo como se ensina história, mostra

  • A a valorização do ensino tradicional em detrimento de metodologias modernas.
  • B a negligência do pensamento coletivo em favor do fortalecimento das instituições.
  • C a secundarização dos eventos objetivos em relação aos produtos determinísticos.
  • D a predominância de processos sobre os fatos e as pessoas.

O uso do verbo “patinar” no contexto em que aparece no texto constitui-se como uma

  • A figurativização metafórica, cujo sentido é o de que o ensino de história falha ao avançar.
  • B expressão irônica do autor para expressar uma crítica aos processos históricos objetivos.
  • C referência intertextual aos usuários de patins que transformam a caminhada num esporte.
  • D veículo ambíguo, cujos sentidos transitam concomitantemente entre o literal e o figurado.

A conexão sintática de oposição tanto pode ocorrer por meio de um período coordenado quanto por meio de um período subordinado. Tomando por base a sentença subordinada “na verdade, embora ocorra, de fato, falta de professores, o problema é mais complexo”, em qual das alternativas a seguir, ela é reelaborada como sentença coordenada de modo a manter a ideia de oposição?

  • A O problema é mais complexo, porque há, de fato, falta de professores.
  • B De fato, há falta de professores, no entanto, o problema é mais complexo.
  • C Há, de fato, não só falta de professores como também maior complexidade do problema.
  • D O problema é complexo, portanto, de fato, há falta de professores.

No texto, a expressão “abordagem equivocada” faz referência a

  • A “ensino de história”
  • B “processos frente a pessoas”
  • C “fenômeno oposto”
  • D “recital de nomes e fatos a serem decorados”