Prova do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) - Psicólogo - VUNESP (2025) - Questões Comentadas

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Fabiano é descrito pelo autor como

  • A um homem rústico, orgulhoso de sua capacidade de superar problemas apesar de se inferiorizar.
  • B um homem orgulhoso de sua capacidade de transpor dificuldades, razão por que subestima os brancos.
  • C um simples cabra à deriva em terras estranhas, o que o envergonhava, sobretudo diante dos seus filhos.
  • D um homem disperso e pretensioso, que vive em caminhada constante para ocupar terras alheias.
  • E um homem soberbo, que desqualifica a vida simples do sertão e se mostra inapto para aí sobreviver.

Considerando as informações do texto, é correto afirmar que a coerência se altera com a reescrita da passagem:

  • A Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. (1º parágrafo) → Caíra no fim do pátio, sob um juazeiro, posteriormente tomara conta da casa deserta.
  • B E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. (4º parágrafo) → E, pensando bem, ele não era homem: era tão somente um cabra ocupado em guardar coisas alheias.
  • C Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. (1º parágrafo) → Tinha chegado naquele estado, com a família passando muita fome, comendo raízes.
  • D Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. (5º parágrafo) → Olhou ao redor, com receio de que, além dos meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente.
  • E Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. (4º parágrafo) → Sofreou-se, percebeu que os meninos estavam perto, com certeza iam admirá-lo ouvindo-o falar só.

O autor, ao discorrer por que prefere a prosa ao verso, deixa claro que este

  • A está subordinado a leis rítmicas que lhe trazem limitações.
  • B permite a clareza do pensamento e a expressão livre.
  • C expressa as ideias com mais liberdade do que aquela.
  • D corresponde à forma do mundo civilizado perfeito.
  • E compensa as limitações da prosa para dar vida às ideias.

As informações do texto permitem inferir que, do ponto de vista do autor, a

  • A prosa e o verso são formas menores de arte genuína.
  • B prosa é uma forma de expressão superior ao verso.
  • C poesia extrapola o aspecto relacionado à ludicidade.
  • D poesia e a prosa são modos de arte interdependentes.
  • E prosa descontrói a forma objetiva de ver a realidade.

Na passagem do 1º parágrafo – Vale pois a pena que eu a esfie, porque toca no sentido íntimo de toda a valia da arte. –, o termo destacado mantém relação coesiva com a expressão

  • A “a prosa”.
  • B “a primeira”.
  • C “uma sombra”.
  • D “A segunda”.
  • E “escolha”.