Prova da Prefeitura de Tunápolis - Segundo Professor de Turma - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A organização da sala de aula e a condução das atividades diárias influenciam diretamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Professores que adotam práticas de gestão pedagógica coerentes com os objetivos do letramento tendem a favorecer a aprendizagem dos alunos, promovendo o engajamento, a participação e a autonomia. Sobre o tema, relacione corretamente os elementos da Coluna A com os da Coluna B.

Coluna A: 1.Rodas de conversa. 2.Cantinhos de leitura. 3.Rotina visual.

Coluna B: (__)Contribui para a previsibilidade das atividades e organização do tempo pelos alunos. (__)Favorece o uso social da linguagem oral em interações coletivas. (__)Estimula o contato autônomo e frequente com os textos no ambiente escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 3 − 2 − 1.
  • B 3 − 1 − 2.
  • C 2 − 3 − 1.
  • D 1 − 2 − 3.

A diversificação das estratégias de ensino é um princípio que visa garantir a inclusão de todos os estudantes, reconhecendo as diferentes formas de aprender e as necessidades específicas de cada um. Essa perspectiva orienta o planejamento de adaptações curriculares, respeitando os direitos de aprendizagem. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A adaptação curricular deve ser aplicada apenas a estudantes com deficiência, sem necessidade de ajustes para alunos com dificuldades de aprendizagem temporárias.

(__)A flexibilização de estratégias e recursos é uma prática necessária para garantir a participação de todos no processo educacional.

(__)A homogeneização das práticas pedagógicas garante equidade, pois evita distinções entre os alunos.

(__)O planejamento com foco na diversidade implica observar os estilos de aprendizagem e oferecer múltiplas possibilidades de acesso ao conhecimento.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − V − V.
  • B V − F − V − F.
  • C F − V − F − F.
  • D F − V − F − V.

Adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos implica reconhecer que as crianças apresentam diferentes ritmos de aprendizagem, experiências culturais e modos de se relacionar com a linguagem. Para garantir a equidade no acesso aos saberes essenciais, o professor precisa planejar práticas pedagógicas que respeitem as singularidades sem comprometer os objetivos comuns de aprendizagem. Esse princípio é orientado pelo conceito de __________________.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:

  • A meritocracia escolar
  • B rendimento padronizado
  • C agrupamento homogêneo
  • D direitos de aprendizagem

A avaliação formativa no contexto da alfabetização é caracterizada pelo acompanhamento contínuo das aprendizagens, orientando o planejamento pedagógico e permitindo intervenções ajustadas às necessidades dos alunos. Ela se contrapõe à avaliação classificatória, centrada em resultados finais. Sobre a importância da avaliação formativa e contínua no processo de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:

I.A avaliação formativa permite ao professor ajustar as intervenções pedagógicas com base nas evidências de aprendizagem observadas.

II.A avaliação contínua exige aplicação de instrumentos padronizados para garantir comparabilidade entre os alunos da turma.

III.A observação sistemática do processo de aquisição da leitura e escrita é uma prática compatível com os princípios da avaliação formativa.


Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B II e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I e III apenas.

No processo de alfabetização, é comum que crianças em fase inicial de aprendizagem apresentem registros escritos com omissões ou substituições de letras, como "bco" para "banco". Tais produções revelam hipóteses sobre o funcionamento da escrita e indicam que os alunos ainda estão construindo a compreensão do sistema alfabético como representação da linguagem. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.

  • A Compreender a escrita como sistema notacional envolve reconhecer que o aluno constrói representações com base em hipóteses sobre a linguagem escrita.
  • B Considerar a escrita apenas como uma correspondência entre sons e letras é adequado para garantir o domínio ortográfico desde o início.
  • C Avaliar a escrita pelo número de erros ortográficos é a melhor forma de identificar se o aluno domina o sistema alfabético.
  • D Corrigir sistematicamente todas as omissões e trocas de letras é essencial para garantir o aprendizado da escrita correta.