Prova da Polícia Civil do Estado do Acre (PC-AC) - Agente de Polícia - IBADE (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. A autora mostra sua opinião sobre uma questão de cidadania a fim de fazer com que o leitor pare para refletir e valorize o mestiço como raça, não como estereótipo de beleza ou de sexualidade. II. A referência ao europeu colonizador norteia a discussão e aponta para a importância da data além de enfatizaro orgulho do negro. III. A autora conta os acontecimentos, situando-os no tempo e no espaço, chamando atenção para uma verdade peculiar ao século passado. Está correto o que se afirma em:

  • A I. II e III.
  • B II e III. apenas.
  • C I, apenas.
  • D I e III apenas.
  • E I e II, apenas.

Sobre o Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

  • A Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar originariamente nos crimes comuns os Ministros de Estado.
  • B A vitaliciedade, nos Tribunais, será adquirida após dois anos de efetivo exercício da atividade.
  • C O magistrado pode ser removido por interesse público, mediante decisão da maioria simples dos membros do tribunal ao qual ele está alocado.
  • D O Conselho Nacional de Justiça não é órgão do Poder Judiciário, pois exerce controle externo sobre ele.
  • E Os ministros do STF podem perder o cargo em condenação por crime de responsabilidade no Senado.

A invenção da escrita tornou possível a um ser humano criar num dado tempo e lugar uma série de sinais, a que pode reagir outro ser humano, noutro tempo e lugar. Portanto, é verdadeiro afirmar que alguns textos literários promovem interação autor/leitor. Aponte a alternativa que possui uma transcrição que comprova que o texto dialoga diretamente com o leitor.

  • A "O europeu colonizador tem - ou tinha - uma lei: teve uma parte de sangue negro - é negro."
  • B "Preconceito também e dos péssimos, pois a mulata só era valorizada como objeto sexual, capaz de satisfazer a consciência dos homens.”
  • C "Ao se afirmar "negro" o mestiço faz bonito, pois assume no total a cor que o branco despreza."
  • D “Não vale indagar se a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro, se nasceu em taba de índio ou na casa-grande.”
  • E “O assunto é delicado; em questão de raça, deve-se tocar nela com dedos de veludo.”

Considerando as posições expressas no texto em relação à valorização do mestiço, é correto afirmar que:

  • A o elogio ao mulato reside na valorização da negritude e da dose da sua mistura de raça.
  • B o verbo POLUI-se, em “polui-se a nobre linfa ariana” valoriza a negação do preconceito diante dos que são racistas.
  • C o articulador MAS em “Mas quem linha razão era eu.” introduz uma ideia que se contrapõe ao que foi dito anteriormente.
  • D entre os pares NEGRO /MESTlÇO e NEGRA/MULATA estabelece-se, no texto uma relação semântica de igualdade.
  • E o adjetivo PURO no terceiro parágrafo, refere-se à importância da mulataria do povo brasileiro.

Rachel de Queiroz inicia o quarto parágrafo fazendo referência ao escritor Gilberto Freyre, recorrendo a um recurso comum a textos dissertativo s argumentativos. Esse recurso constitui um argumento de:

  • A contraposição.
  • B autoridade.
  • C causalidade.
  • D contestação
  • E proporcionalidade.