Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IF-PA) - Professor - Informática - IF-PA (2015) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Ao ler o texto, podemos deduzir sua temática central corretamente em:

  • A A educação na sociedade contemporânea deve compreender o seu papel e não aderir aos novos processos de comunicação introduzidos pela internet.
  • B Vivemos numa sociedade letrada, na qual a escola é constantemente desafiada diante das novas formas de comunicação por conta das novas tecnologias.
  • C As informações no mundo em que vivemos nos chegam exclusivamente por texto impressos com tabelas, gráficos, infográficos, reportagens visuais e tantas outras maneiras de comunicar
  • D O papel da instituição escolar, diante do contexto, é fechar espaços para que os alunos não possam experimentar essas variadas práticas de letramento.
  • E Às práticas letradas que fazem uso das diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de produção textual.

O título do texto ‘MULTILETRAMENTOS E EDUCAÇÃO’ aponta para a:

  • A A desconexão entre as múltiplas tecnologias do mundo das informações e a escola no mundo contemporâneo
  • B A necessidade de fazer com que a educação esteja focada somente na leitura escrita na internet.
  • C A relação entre as múltiplas comunicações das novas tecnologias e uma educação que consuma, produza e discuta criticamente as informações.
  • D A defesa crítica das formas de leitura e escrita obsoletas na educação das escolas brasileiras dentro das novas tecnologias.
  • E O entrelaçamento entre as múltiplas formas de comunicação e uma manutenção das práticas educativas do século passado.
(...) Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de multiletramentos.

A palavra dessas refere-se:
  • A Apenas aos vídeos que mostram um acontecimento, como a queda de um meteorito na Terra, ou que transmitem em tempo real uma posse presidencial.
  • B A todos os áudios que contam as notícias secundárias da semana e algumas fotos que circulam na internet e que revelam a cultura de um povo.
  • C A um mundo em que se espera que as pessoas não saibam guiar suas próprias aprendizagens na direção do possível, do necessário e do desejável.
  • D À sociedade contemporânea imersa nas velhas linguagens (algumas não tão velhas assim).
  • E Às novas formas de comunicação: tabelas, gráficos, infográficos, ensaios fotográficos, reportagens visuais e tantas outras maneiras disponíveis a um novo leitor.
(...) Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de multiletramentos.

A palavra 'que' grifada no trecho: “Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias(...)" é:

  • A Conjunção integrante, conector entre práticas letradas e fazem uso dessas diferentes mídias.
  • B Conjunção consecutiva conector entre práticas letradas e fazem uso dessas diferentes mídias.
  • C Pronome demonstrativo, conector entre práticas letradas e fazem uso dessas diferentes mídias.
  • D Pronome relativo, conector entre práticas letradas e fazem uso dessas diferentes mídias.
  • E Preposição, conector entre práticas letradas e fazem uso dessas diferentes mídias.

No ‘A’ de: Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias (...)”, a crase se justifica:

  • A Com a fusão de ‘A’ de práticas mais o ‘a’ do verbo dar.
  • B Com a junção de ‘A’ de práticas mais ‘a’ de diferentes mídias.
  • C Com a sobreposição de ‘A’ de práticas mais ‘a’ de diferentes.
  • D Com a fusão de ‘A’ de práticas mais ‘a’ diversas linguagens.
  • E Com a junção de ‘A’ de práticas mais ‘a’ variadas culturas.