Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IF-MG) - Analista de Tecnologia da Informação/Área Infraestrutura e Redes - IF-MG (2025) - Questões Comentadas

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Cérebro usa som para regular o ritmo do coração

Experiência feita com pacientes em coma revelou um mecanismo surpreendente. E isso acontece sem que a pessoa perceba: é uma função autônoma, que atua mesmo se ela estiver inconsciente. Neurologistas da Universidade da Califórnia (Berkeley) tocaram três sequências de bipes para 48 pacientes que estavam em coma, enquanto monitoravam a atividade elétrica do coração e do cérebro deles. A primeira sequência era aleatória. Ela provocou uma resposta neural (provando que o cérebro estava "escutando" aqueles sons), mas não teve qualquer efeito sobre o coração. A segunda sequência era regular, sincronizada em tempo real com os batimentos cardíacos de cada paciente. Ela também foi detectada pelo cérebro, e não influenciou o ritmo do coração. Normal, nada de mais.

A surpresa veio na terceira sequência. Ela também era sincronizada com os batimentos cardíacos do paciente, porém tinha uma diferença - os cientistas começaram a omitir alguns dos bipes. Aí, algo incrível aconteceu: o coração começou a sair do ritmo, desacelerando um pouco, quando o cérebro não ouvia um bipe. Isso ocorreu em 31 dos 48 pacientes, que sobreviveram ao coma (nos demais, que acabaram morrendo, não).
GARATONNI, Bruno. Cérebro usa som para regular o ritmo do coração. Superinteressante. Editora Abril, São Paulo, v. 476, ano 39, n. 6, p. 12, junho de 2025 (Adaptado).

Após análise dos conectores destacados no texto, pode-se afirmar que

  • A o ‘’enquanto’’ introduz uma oração que transmite ideia de concessão, indicando que duas ações ocorreram simultaneamente.
  • B o ‘’mas’’ conecta duas orações coordenadas que expressam ideias contrastantes, por isso é uma conjunção consecutiva.
  • C o ‘’e’’ é um conector aditivo, embora com um valor semântico adversativo suplementar, já que conecta ideias opostas.
  • D o ‘’porém’’ apresenta uma oração coordenada adversativa que se assemelha à ideia da oração anterior, atendendo à expectativa.
  • E o ‘’quando’’ apresenta uma condição necessária para que seja ou não realizada a ação declarada na oração anterior.

Quanto aos textos I e II, observa-se que

  • A ambos os textos apresentam o mesmo público-alvo, gênero e tipo textual.
  • B apenas o texto I apresenta uma solução plausível para o problema de violência contra as mulheres.
  • C a escolha dos gêneros textuais foi determinante para a equivalência na finalidade dos textos: divulgar o aplicativo "Caminho Seguro”.
  • D no quinto parágrafo do texto I, “moradora de Ribeirão das Neves”, é um aposto utilizado para a professora Carla Jhenifer.
  • E a fala da professora do texto II apresenta tanto o sentido conotativo quanto o denotativo.

A etapa de pitch regional da competição foi realizada no campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o projeto MinasCoders. Além das medalhas e premiações, a equipe Golden Girls garantiu mentorias com especialistas em inovação e empreendedorismo, incluindo um encontro com representantes da GoldStreet Venture Capital, uma aceleradora de negócios

A locução em destaque constrói o sentido de:

  • A concessão
  • B conclusão.
  • C condição.
  • D adição.
  • E conformidade.

Quanto ao texto II, está correta a seguinte afirmação:

  • A A professora utiliza o verbo conjugar na 2ª pessoa do singular do modo imperativo.
  • B Tanto Mariazinha quanto a Professora utilizam vocativos formais em suas falas.
  • C A opção por pronomes retos femininos na terceira pessoa singular e plural feita por Mariazinha ao conjugar o verbo denunciar não foi intencional.
  • D As desinências verbais utilizadas na conjugação feita pela estudante estão de acordo com a gramática normativa.
  • E A fala da professora demonstra preconceito linguístico ao chamar a aluna de Mariazinha.

Tendo em vista o texto I e seu objetivo, qual é a função da linguagem predominante em sua composição?

  • A Referencial, uma vez que o foco do texto é o assunto, levando informação aos leitores.
  • B Fática, uma vez que o texto busca estabelecer uma comunicação com o interlocutor.
  • C Emotiva, posto que busca estimular o emocional do leitor cansado de presenciar violência contra mulheres.
  • D Apelativa, visto que seu objetivo é usar vários meios para convencer sobre a qualidade do aplicativo feito pelas alunas.
  • E Metalinguística, pois define o "Caminho Seguro" no terceiro parágrafo.