Prova do Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Sargento da Aeronáutica - Eletrônica - Aeronáutica (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O relato presente no segundo e no terceiro parágrafos do texto revela o embate entre os seguintes sentimentos:

  • A rebeldia e fracasso.
  • B teimosia e vergonha.
  • C determinação e medo.
  • D ousadia e arrependimento.

Pode-se dizer que, na crônica Vergonha de Viver, Clarice Lispector tem por objetivo

  • A confidenciar que a timidez é, na verdade, uma arma para aqueles que são ousados.
  • B mostrar que aos tímidos, entre os quais ela se inclui, resta só a constatação de que o medo lhes fechará todas as portas.
  • C revelar, com os sinais de sua história, que todo tímido deseja chegar ao outro, no entanto tem ele de gritar contra a solidão porque sua alma grita.
  • D esclarecer ao leitor que, apesar dos momentos de ousadia dos tímidos, suas tentativas acabam em fracassos, como os vários exemplos de sua vida.

No último parágrafo, a autora

  • A apresenta, por meio de reminiscências da infância, a valorização de seu dom como escritora.
  • B mostra que a insistência em escrever histórias foi determinante para o reconhecimento de uma grande cronista.
  • C sugere que a teimosia em escrever, apesar das recusas, pode têla impulsionado para a senda da literatura.
  • D leva à conclusão, por ser autobiográfico e contraditório, de que escrever na infância foi o embrião de seu futuro ofício.

Em relação aos recursos de escrita utilizados pela autora, assinale a alternativa correta.

  • A O uso de 1.ª e 3.ª pessoas é o recurso que lhe permite apresentar a essência do tímido e dela afastar-se.
  • B A autora recorre, em todos os parágrafos e de forma predominante, à figura de pensamento antítese, a fim de apresentar a condição de conflito dos tímidos.
  • C O discurso direto é escolhido como recurso expressivo fundamental para a autora mostrar seu desejo de lutar contra a essência dos tímidos
  • D O primeiro parágrafo do texto foge à estrutura narrativa, valendo-se da sequência dissertativa para defender sua tese sobre a timidez: a de que ela pode ser enfrentada.

Marque a alternativa em que o adjetivo está no grau comparativo de superioridade.

  • A No banquete, as frutas pareciam tão saborosas quanto as hortaliças.
  • B A lembrança de Aureliano foi mais imposta do que desejada.
  • C Ambas eram amicíssimas do proprietário do casarão.
  • D A viúva ficou excessivamente triste com o episódio.