Prova do Companhia Pernambucana de Gás - COPERGÁS (Copergás - PE) - Analista - Tecnologia da Informação - FCC (2016) - Questões Comentadas

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Os dois parágrafos que compõem o texto constituem-se, respectivamente, de uma

  • A tese exposta de modo categórico e sua demonstração factual.
  • B narrativa de sentido intrigante e sua elucidação aberta em hipóteses.
  • C narrativa de propósito moral e sua contestação no confronto com outro fato.
  • D fábula de sentido enigmático e a busca inútil de seu esclarecimento.
  • E fábula formulada como hipótese e a confirmação cabal de seu sentido.

Atente para as seguintes afirmações, referentes a segmentos do 2° parágrafo do texto:

I. em quem se concentra no mal aparentemente disfarçado descuida do mal disfarçado de aparente, a expressão sublinhada refere-se ao contrabando que a velhinha parecia ocultar na bolsa.

II. em muita atenção ao detalhe atrapalha a percepção do todo, a expressão sublinhada refere-se ao fato de que a bolsa em si mesma e a bicicleta, tão evidentes, não levantaram suspeitas.

III. em o hábito de só pensar o óbvio é a pior forma de distração, a expressão sublinhada refere-se ao fato de que se julgou que o contrabando só poderia estar dentro da bolsa da velhinha.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, somente.
  • C II e III, somente.
  • D I e III, somente.
  • E II, somente.

Está plenamente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A Embora revistada pelos guardas da fronteira, supondo que a velhinha contrabandeava, isso jamais foi localizado.
  • B Ao atravessar a fronteira, a velhinha era sintomaticamente revistada pelos guardas, embora esses nada lhe encontrassem.
  • C Tira-se várias lições a partir desta pequena narrativa, mesmo por que todas convergem na mesma direção de sentido.
  • D Ninguém imagina que um contrabando se faça à vista de todos, pois sempre se espera que um delito seja disfarçado.
  • E É comum, de fato, que uma evidência se dê tão desapercebida que mau acreditamos naquilo que se vê.

A frase do texto Como todas as fábulas, esta traz uma lição, só nos cabendo descobrir qual mantém-se clara, correta e coerente nesta nova redação:

  • A A lição que, como todas as fábulas, esta também traz, é preciso que nos caiba sua descoberta.
  • B O que nos cabem, como ocorre em todas as fábulas que trazem uma lição, é descobrir a mesma.
  • C Cabe-nos descobrir, uma vez que há uma lição em todas as fábulas, qual é a que esta contém.
  • D Todas as fábulas devem de trazer uma lição, razão pela qual nos cabe revelar a esta.
  • E Esta fábula, como as demais também apresentam, tem uma lição que nos enseja descobri-la.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se, obrigatoriamente, numa forma do PLURAL para integrar de modo adequado a seguinte frase:

  • A Aos guardas da fronteira não (despertar) suspeitas o que era mais evidente nos pertences da velhinha.
  • B Muitas vezes nos (escapar) a unidade dos detalhes expostos, ao atentarmos para a singularidade de cada um.
  • C Às fabulas tradicionais (caber) desenvolver narrativas cujo sentido moral reste plenamente exemplificado.
  • D Tantas vezes nos (desorientar) a evidência dos detalhes que perdemos o sentido do conjunto.
  • E A revista que (fazer) da bolsa da velhinha não esclarecia os guardas quanto à natureza do contrabando.