Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - Paraná - Assessor de Imprensa - VUNESP (2017) - Questões Comentadas

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O objetivo do texto é discutir

  • A a busca dos operários por melhores condições de estudos universitários.
  • B o resultado positivo representado pela inclusão das cotas no atual cenário educacional.
  • C o papel da arte de Tarsila do Amaral quanto ao respeito à diversidade étnica.
  • D a improdutividade das cotas em um sistema de ensino igualitário a todos os cidadãos.
  • E a falta de políticas públicas para a garantia de educação superior de qualidade.

No segundo parágrafo, a expressão “mudança na paisagem” refere-se

  • A ao fato de as universidades públicas repudiarem os alunos cotistas.
  • B à pintura da tela Operários, concluída por Tarsila do Amaral em 1933.
  • C ao uso de chapéu de formatura pelos estudantes de universidades públicas.
  • D à falta de acesso à educação superior para as classes menos favorecidas.
  • E à entrada de filhos de operários nas universidades públicas.

Na passagem do último parágrafo, diz-se que “As cotas, raciais ou sociais, são portanto um atalho para compensar um descaminho.” Com essa frase, o autor

  • A mostra que a finalidade das cotas é reforçar o fosso entre as classes sociais do país.
  • B opõe a existência das cotas à ideia de que elas melhoram a qualidade de vida social.
  • C compara as cotas a um descaminho, ou seja, algo destituído de valor e de virtudes.
  • D conclui que as cotas servem para compensar as desigualdades flagrantes na sociedade.
  • E condiciona a existência das cotas a um caminho de justiça social pleno no Brasil.

No parágrafo final, afirma-se que “... a política das cotas não é uma boa solução.” Do ponto de vista do autor,

  • A todos os estudantes deveriam ter ensino de qualidade e disputar as vagas das universidades de igual para igual, numa concepção de acesso meritocrático.
  • B os esforços envidados pela política de cotas reforçam ainda mais as desigualdades sociais, considerando-se que as condições de ensino no país são bastante diversas.
  • C as cotas deram condições de acesso ao ensino superior aos menos favorecidos, mas a educação deve buscar a excelência, razão pela qual estes devem ser excluídos dela.
  • D todos os estudantes se expõem a um mesmo modelo de ensino no Brasil, por isso a política de cotas deve ser repensada, pois trata os iguais de forma diferente.
  • E o sistema de cotas reforça a segregação no país, sendo que o melhor caminho seria garantir o acesso à universidade prioritariamente aos estudantes de classes menos favorecidas.

Leia os trechos:


• ... um dos expoentes do modernismo nacional... (1° parágrafo);

• ... e a conclusão é inequívoca... (3° parágrafo);

• ... num Brasil tão carente de notícias positivas... (3° parágrafo);

• ... a expressão cabal da profunda desigualdade étnica e social... (4°parágrafo).


Nos enunciados, os termos em destaque significam, correta e respectivamente,

  • A modelo; explícita; falho; falaciosa.
  • B representantes ilustres; manifesta; necessitado; plena.
  • C responsáveis; evidente; despossuído; ineficaz.
  • D nomes de peso; imperceptível; farto; absoluta.
  • E símbolos; ambígua; esperançoso; relativa.