Prova da Câmara Municipal de Mangaratiba - Contador - ACCESS Seleção (2020) - Questões Comentadas

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“A pobreza impacta o cérebro, que impacta a linguagem, que impacta a leitura” – o título do artigo possibilita estabelecermos uma circularidade coesiva com o seguinte fragmento do texto:

  • A “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação.” (L. 5-6)
  • B “Pobres crianças pobres.” (L. 80)
  • C “O fechamento das escolas em nível nacional foi adotado em 144 países.” (L. 53-54)
  • D “A desigualdade social que assola os países — quase todos eles — pôde ser captada pelos dados da Unesco de 2019...” (L. 66-67)
  • E “Por fim, vários testes específicos foram aplicados para avaliar as habilidades de linguagem e de leitura dessas crianças.” (L. 38-40)

Em algumas passagens do artigo de opinião, há a presença do travessão, pontuação específica para determinadas estruturas. No caso da seguinte passagem: “Os pesquisadores selecionaram crianças entre 5 e 9 anos de famílias de Nova York com diferentes níveis de renda familiar, e colocaram na roupa das crianças — com autorização das famílias, é claro — um minigravador capaz de registrar até 16 horas das conversas em casa.” (L. 26-30), os travessões

  • A foram usados para indicar a mudança de interlocutor na transcrição de um diálogo.
  • B foram usados para inserir um discurso direto.
  • C foram usados para acrescentar uma expressão relevante ao período.
  • D foram usados para substituir ideias no período.
  • E foram usados para substituir os dois-pontos no período.

Analise o fragmento de texto a seguir.


“Os números da Unesco de 2019 crescerão dramaticamente em 2021. E o problema passa a ser conseguir que retornem à escola.” (L. 77-79)


A utilização do acento grave (crase) no trecho destacado é recomendada porque

  • A houve a fusão do artigo A – regência do verbo retornar – com o artigo feminino do substantivo “escola”.
  • B houve a fusão da preposição A – regência do verbo retornar – com o complemento nominal “à escola”.
  • C houve a predominância do artigo A nas duas estruturas.
  • D houve a predominância da preposição A – pedida pelo verbo e pelo substantivo “escola”.
  • E houve a fusão da preposição A – regência do verbo retornar – com o artigo feminino do substantivo “escola”.

Sobre o texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A oração destacada em: “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação.” (L. 5-6) funciona sintaticamente como uma subordinada substantiva, exercendo o papel sintático de aposto.

( ) A oração destacada em: “Gravaram em finais de semana, para avaliar por meio de um programa especialmente concebido para isso, a oferta linguística doméstica.” (L. 30-32) encontra-se subordinada à principal atribuindo-lhe um valor adverbial de finalidade.

( ) A oração destacada em: “Obviamente, estamos falando de médias, que geralmente escondem situações ainda mais pavorosas, se considerarmos os altos níveis de pobreza e desigualdade em muitos países.” (L. 57-59) deve ser classificada como subordinada adjetiva explicativa porque exerce a função sintática de adjunto adnominal em relação a um termo da oração principal.

( ) A oração subordinada destacada em: “É necessário conhecer os fatores proximais, para que o enfrentamento do problema seja mais dirigido” (L. 8-10) assume um papel substantivo, pois exerce a função sintática de objeto direto em relação à principal.

( ) A oração destacada em: “Haverá a tendência, é natural, de que muitos jovens precisem trabalhar para ajudar a família, e fiquem fora da escola.” (L. 75-77) deve ser classificada como coordenada aditiva por imprimir um valor de adição ao período a que pertence.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V, V, F e F.
  • B V, V, F, F e V.
  • C F, V, V, F e V.
  • D V, V, F, F e F.
  • E F, V, F, V e V.

Sabe-se que um artigo de opinião é um gênero textual que parte da observância de fatos cotidianos para enriquecê-los com reflexões predominantemente de caráter social.

Nesse sentido, e a partir da situação-problema presente no artigo, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização da primeira pessoa do singular confere uma abordagem temática evidentemente subjetiva e apelativa em muitas passagens do artigo, como se percebe em: “O espanto com essa situação absurda me levou a investigar o quadro atual, após a Covid-19. Preparem-se.” (L. 42-43)

II. O argumento a partir de dados estatísticos, como ocorre em: “O fechamento das escolas em nível nacional foi adotado em 144 países. Em outros, as escolas fecharam apenas em algumas unidades regionais. O mapa atualiza a situação do Brasil: em 22 de junho, quase 53 milhões de estudantes sem aulas.” (L. 53-56) corrobora a gravidade das situações articuladas sobre o tema.

III. A defesa do ponto de vista do autor em: “Um dos grandes desafios após a pandemia já não será mais alcançar o Objetivo 4 da Agenda 2030. Será garantir a volta à escola dos alunos mais pobres, aqueles cujas famílias perderam emprego e renda com a crise econômica que chegou com a Covid-19.” (L. 71-75) parte de um fato evidentemente comprovado para chegar a uma conclusão pertinente sobre o tema.


Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.