Prova do 2025 - Câmara de Morrinhos GO Procurador Jurídico - Prova IV - Questões Comentadas

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O tópico central em torno do qual o texto se desenvolve é a

  • A inclusão da Rússia no circuito de classes mais abastadas da Europa Ocidental.
  • B disputa de poder entre os países que se consideravam europeus após 1870.
  • C inovação tecnológica movida a carvão e eletricidade no início do século XX.
  • D memória positiva de um período histórico europeu anterior à Primeira Guerra.
  • E globalização da informação por novos meios de comunicação no fim do século XIX.

No último parágrafo, a sequência textual argumentativa é marcada pela

  • A interlocução entre o autor do texto e um renomado acadêmico em História da Europa.
  • B descrição minuciosa das principais características de uma classe social de origem europeia.
  • C recomendação ao leitor de um circuito de viagens burguês comum no início do século XX.
  • D narração breve de uma das viagens citadas como exemplo da bela época vivida pela Europa.
  • E explicação dada por uma autoridade no assunto acerca do movimento burguês na Europa.

No texto, a expressão “até mesmo” é um operador linguístico usado para

  • A marcar o argumento mais forte da estrutura encaminhada para a conclusão.
  • B introduzir um argumento alternativo para criar possibilidades de conclusões.
  • C comparar argumentos distintos entre si direcionando para uma conclusão
  • D iniciar uma justificativa para um argumento apresentado como conclusão.
  • E contrapor dois ou mais argumentos direcionados a conclusões opostas.

No texto, o eu poético

  • A reverencia o esforço humano na busca pela superioridade frente aos seus pares, mesmo que isso se dê em combates sangrentos que o aproximem da irracionalidade.
  • B define guerra em suas diversas facetas, tal como a de ser um palco em que a irracionalidade do ser humano é representada em práticas sanguinárias.
  • C expõe um depoimento pessoal de quem presenciou o comportamento humano racional de se sobressair na guerra pelo desejo natural de combater seu semelhante.
  • D refuta a ideia de que o ser humano durante a guerra demonstra ávido desejo de conquista e de se impor ao “outro”, transpondo-o para o estágio de irracionalidade.
  • E satiriza de forma desequilibrada o fato de, em contexto bélico, o ser humano fingir evitar que as batalhas sangrentas se naturalizam e façam parte de suas vidas.

Da estrutura e do conteúdo expressos na segunda e na última estrofe do soneto, infere-se que as palavras “coorte” e “arcano” possuem os sentidos, respectivamente, de

  • A “batelada” e “triunfo”.
  • B “acervo” e “charada”.
  • C “campanha” e “doméstico”.
  • D “cópia” e “problema”.
  • E “batalhão” e “íntimo”.